"A vida é de quem se atreve a viver".


Galeria Athos Bulcão em plena atividade criativa
Conselho condena mudança na Galeria Athos Bulcão

Romário Schettino -

O Conselho Regional de Cultura do Plano Piloto condenou hoje (7/12) a alteração de finalidade, uso e ocupação da Galeria de Artes Athos Bulcão, localizada no Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Essa mudança, em curso na Secretaria de Cultura, pretende instalar no local setores administrativos (protocolo e arquivo), desrespeitando os dispositivos da Lei Orgânica do DF (artigo 250), a Lei Orgânica da Cultura (artigo 80, § 4º) e a preservação do conjunto do Teatro Nacional, tombado pelo IPHAN, o que inclui a Galeria e as salas de ensaio.

A Galeria Athos Bulcão foi inaugurada em 1981, como espaço destinado a exposições de pinturas, esculturas, instalações e outras formas de expressão das artes visuais. Possui 600 metros quadrados, pé direito de 4,6 metros e 2,6 metros, está localizada em área central do Plano Piloto, é de fácil acesso à população do Distrito Federal, tem grande valor histórico e artístico e já abrigou memoráveis exposições e oficinas, não podendo a comunidade abdicar do direito de uso do espaço em seu pleno funcionamento.

Os conselheiros do Plano Piloto alegam que não foram ouvidos sobre a mudança, conforme determina a legislação.

O secretário Guilherme Reis teria marcado presença no Conselho de Cultura do DF para explicar a decisão já tomada. O motivo alegado é a falta de espaço para o protocolo e para um depósito.

Enquanto isso, os espaços culturais que já são poucos, estão fechados ou em obra, vão minguando na Capital da República.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos