"A vida é de quem se atreve a viver".


Nesta terça, 19h30, abertura do Cine Bike: “O garoto e a bicicleta”, de Ridley Scott (foto). Em seguida, “A alma de um ciclista” do cineasta português Nuno Tavares
Cine Bike – Festival Internacional de Cinema e Mobilidade Urbana

A partir de amanhã, 19/7 até dia 31, no Centro Cultural de Banco de Brasil (CCBB/Brasília), um convite à mudança de hábitos e à defesa da bicicleta como meio sustentável de transporte. Essa maratona inclui exibições de filmes inéditos e clássicos produzidos na França, Holanda, Portugal, Inglaterra, Suécia, Itália, Alemanha e Brasil. Além do documentário inédito A alma de um ciclista, do português Nuno Tavares, e o primeiro filme dirigido por Ridley Scott, O menino e a bicicleta.

Na extensa programação estão exibições de filmes ao ar livre, atividades educativas, oficinas, passeio ciclístico, praça de food-bikes e encontros, lançamento do livro Pedalar é suave, escrito por Josi Paz. A mostra será também online para os longas e curtas-metragens. Entrada franca.

“Pensar global, agir local”. A partir dessa máxima nasceu o CINE BIKE. A ideia é propor a reflexão e a tomada de consciência ambiental em nome da sustentabilidade, investindo na educação, na informação e na diversão.

A abertura será às 19h30, no dia 19 de julho, com a exibição de O garoto e a bicicleta, primeiro filme dirigido por Ridley Scott em 1965 (com o irmão Tom Scott no elenco), seguido da produção inédita portuguesa A alma de um ciclista, dirigida por Nuno Tavares.

Ao longo de duas semanas, serão exibidos filmes inéditos sobre mobilidade urbana realizados por diretores independentes de várias partes do mundo, clássicos do cinema que têm a bicicleta como um elemento relevante da narrativa, ficções, animações e títulos especialmente selecionados para o público infantil.

Grande parte das atividades acontecerá ao ar livre, fazendo um convite a pessoas de todas as idades. Estão na programação exibições em telão especialmente montado para o evento nos jardins do CCBB e numa tela de LED dedicada à programação infantil; passeio ciclístico contando com o apoio do Detran-DF; atividades educativas para crianças (como aprender a andar de bicicleta, por exemplo); área para food-bikes e várias outras ações.

E ainda palestras com nomes de ponta do pensamento sobre mobilidade urbana no Brasil e em Brasília, oficinas de manutenção básica para pequenos consertos de bicicletas, lançamento de livro, painel de debates e muito mais. Um grande evento de cinema, mas também um fórum de discussão, tendo a bicicleta como protagonista, dentro e fora da tela. A curadoria é do professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi.

O FESTIVAL

Pela tela do CINE BIKE será possível assistir a filmes produzidos , em diferentes épocas do século XX e XXI. São títulos como “Carrossel da Esperança”, de 1949, comédia escrita e protagonizada por Jacques Tati; o premiado holandês “Porque pedalamos”; a célebre animação As Bicicletas de Belleville; o clássico italiano “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio de Sica; a produção inédita portuguesa “A alma de um ciclista”, de Nuno Tavares; e o sueco “Bikes vs Carros”, de Fredrik Gertten.

Também integram a programação a comédia francesa “Pânico na cidade”, de Yann Le Quellec; o curioso “Velotopia”, do francês Erik Fretel; o histórico “Meu segredo italiano”, do italiano Oren Jacoby, e a produção alemã “O quadro invisível”, de Cynthia Beatt, além de “A Rainha bicicleta”, de Laurent Védrine, o brasileiro “A volta em Minas”, a produção brasiliense “No rastro das cargueiras”, dentre muitos outros.

Entre os curtas, destaque para a produção cubana “As bicicletas de Havana” (filme gentilmente cedido pela Kauri Multimedia); o delicioso “Os pivetes”, primeiro filme dirigido por François Truffaut; o norte-americano “Todos os corpos na Bike”, tratando de inclusão; o holandês “Mama Agatha” e o clássico de Jacques Tati, “Escola de carteiros”. As exibições terão entrada franca, mediante reserva de ingresso.

No primeiro final de semana do festival, atividades ao ar livre voltadas para crianças e adultos ensinarão a andar de bicicleta, fazer pequenos consertos e melhorar as bikes, além de oferecer dicas sobre pedalar em segurança, com participação de representantes do Detran-DF e do projeto Bike Anjo. Também haverá o lançamento do livro infantil “Pedalar é suave”, uma iniciativa da ONG Rodas da Paz, escrito por Josi Paz, inspirado na história do ciclista, sociólogo e ativista Raul Aragão, voluntário da ONG Rodas da Paz, que foi atropelado e morto, em 2017, na L2 Norte, quando voltava da Universidade de Brasília.

Nos dias 21, 27 e 28, os ‘Encontros Cine Bike’ vão reunir especialistas e usuários de bicicleta para debater sobre “Os avanços dos planos de mobilidade urbana no Brasil”, “A bicicleta como meio de locomoção e liberdade para pessoas com deficiência” e “Ruas e cidades humanizadas – Slowmovement”. Estarão reunidos representantes de entidades relevantes para a área, como a União dos Ciclistas do Brasil e a ONG Rodas da Paz, grande parceira do festival.

De 29 a 31 de julho, o Cine Bike promove a Mostra online, com exibição de 05 títulos selecionados da programação. Os filmes serão disponibilizados para acesso no site do evento, através da plataforma VIMEO no site do festival: www.cinebikebrasil.com.br

Cada título ficará acessível durante 24 horas. A intenção é ampliar ainda mais o alcance e a mensagem do festival. Estão no programa os longas “A alma de um ciclista”, de Nuno Tavares (Portugal, 2021) e “Bike vs Carros”, de Fredrikn Gertten (Suécia, 2015), e os curtas-metragens “O porta-voz” (Austrália, 2013), “Todos os corpos na bike” (EUA, 2020) e “Explorando as ruas de Estocolmo” (Suécia, 2014).

E no dia 30 de julho, fechando a programação presencial do festival, ciclistas de todas as idades serão convidados a participar de um Passeio ciclístico, saindo (9h) e retornando ao CCBB Brasília, cumprindo um total de cerca de 6 km de percurso. O passeio contará com o apoio do DETRAN e, ao final, os participantes serão convidados a permanecer no CCBB para uma grande festa junina.

Um festival que deseja atuar por um mundo mais solidário e cidadão, unindo o amor pelo cinema ao prazer de andar de bicicleta. Um espaço para o diálogo sobre o uso de energias renováveis e a utilização da bicicleta como alternativa saudável, limpa e econômica nas cidades brasileiras.

Cine Bike é uma produção da Objeto Sim Projetos Culturais, realização do Centro Cultural Banco do Brasil e conta com o apoio do DETRAN-DF, Embaixadas da Itália, Países Baixos, França, Suécia e Portugal e da ONG Rodas da Paz.

PROGRAMAÇÃO

19/07 - TERÇA-FEIRA

TEATRO

19h30 - Abertura: O garoto e a bicicleta (27’, Ridley Scott, 1965). Livre + A alma de um ciclista (74’, Nuno Tavares, 2021). Livre

*Apresentação da sessão pelo curador Sérgio Moriconi, distribuição de cartazes colecionáveis. Intérprete de libra.

20/07 - QUARTA-FEIRA

CINEMA

18h00 - Pânico na cidade (38’, Yann Le Quellec, 2014) + A volta em Minas (21’, Fernando Biagioni, 2021). Livre

20h00 – Bike vs Carros (91’, Fredrik Gertten, 2015). 12 anos

21/07 - QUINTA-FEIRA

CINEMA

18h00 - No rastro das cargueiras (71’, Carol Matias, 2020). 12 anos.

Sessão com a presença da diretora.

20h00 - O garoto da bicicleta (87’, Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, 2011). 14 anos

22/07 - SEXTA-FEIRA

CINEMA

18h00 - Ladrões de bicicleta (93’, Vittorio de Sica, 1948). 12 anos

20h00 - Velotopia (52’, Erik Fretel, 2012). 12 anos

23/07 - SÁBADO

ÁREA EXTERNA

9h30 às 12h00 – Atividades educativas realizadas pelo DETRAN-DF.

Intervenção artística com repentistas, mímicos, bonecos e apresentação teatral. Acesso Livre

10h00 às 12h00 – Oficina de mecânica básica. A oficina pretende ensinar como se virar no caso de um pequeno incidente com a bicicleta, como por exemplo trocar um pneu, remendar, ajustar a corrente, ajuste de freios, entre outros.

15h00 – Oficina “Pedalando com a Bike Anjo”. Atividade para ensinar crianças, jovens e adultos a andarem de bicicleta. Inscrições prévias.

ÁREA EXTERNA – TELA DE LED – VÃO CENTRAL DO CCBB

16h00 - Sessão infantil: Um, dois, árvore (7’, Yulia Aronova, 2014) + A bicicleta do elefante (9’, Olesya Shchukina, 2014) + Escola de Carteiros (15’, Jacques Tati, 1947) + Ciclo (2’15, Sophie Olga de Jong e Sytske Kok, 2019) + Pedalando com Molly (1’46’, Sara Chia-Jewel, 2021) + Ernest e Célestine no inverno (48’, Julien Chheng e Jean-Christophe Roger). Livre

CINEMA

15h30 - Pedalar é suave, de Flora Gondim (26’30, Flora Gondim, 2018) + Lulu vai de bike (15’, Edson Fogaça, 2019)

*Sessão seguida de debate com Saulo Dal Pozzo (editor do filme Pedalar é suave), Edson Fogaça e Luiza Davison (protagonista do filme Lulu vai de bike)

17h00 - Meu segredo italiano (92’, Oren Jacoby, 2014). 12 anos.

Pensar global, agir local.

ÁREA EXTERNA – TELÃO

18h30 – Porque pedalamos (60’, Gertjan Hulster e Arne Gielen, 2020). Livre

24/7 – DOMINGO

ÁREA EXTERNA

10h00 às 12h00 – Lançamento do livro infantil “Pedalar é suave”, uma iniciativa da ONG Rodas da Paz, escrito por Josi Paz, com a presença do ilustrador, Pedro Sangeon.

- Atividades educativas realizadas pelo DETRAN-DF.

Intervenção artística com repentistas, mímicos, bonecos e apresentação teatral. Acesso Livre

- 11h00 às 12h00 – Oficina “Como melhorar a sua bicicleta” com o ciclista e terapeuta Marcelo Ribeiro. Área externa do CCBB. Inscrições prévias.

15h00 – Oficina “Pedalando com a Bike Anjo”. Atividade para ensinar crianças, jovens e adultos a andarem de bicicleta. Inscrições prévias.

CINEMA

15h00 - Elo Perdido - o Brasil que pedala (30’, Renata Falzoni, 2019) + Explorando as ruas de Estocolmo (13’, Clarence Eckerson Jr., 2014). Livre

17h00 – A rainha bicicleta (52’, Laurent Védrine, 2013). Livre

ÁREA EXTERNA – TELÃO

18h30 – As bicicletas de Belleville (80’, Sylvain Chomet, 2004). 10 anos

26/07 TERÇA-FEIRA

CINEMA

18h00 - O Caminho das nuvens (85’, Vicente Amorim, 2003). 14 anos

20h00 - O Sonho de Wadjda (97’, Haifaa Al Mansour, 2012). 12 anos

27/07 QUARTA-FEIRA

CINEMA

18h00 – As pernas de Amsterdam (13’, Wytse Koetse, 2015) + A alma de um ciclista (74’, Nuno Tavares, 2021). Livre

20h00 – Carrossel da esperança (86’, Jacques Tati, 1949). Livre

28/07 QUINTA-FEIRA

CINEMA

18h00 - As bicicletas de Havana (6’, Ian Clark e Diego Vivanco, 2014) + Todos os corpos na bike (13’21’, Zeppelin Zeerip, 2020) + Mama Agatha (16’, Fado Hindash, 2015) + Pai e filha (8’, Michael Dudok de Wit, 2000). 10 anos

20h00 - A rainha bicicleta (52’, Laurent Védrine, 2013). Livre

29/07 - SEXTA-FEIRA

CINEMA

16h30 - Curtas clássicos: Os pivetes (18’, François Truffaut, 1957) + Escola de Carteiros (15’, Jacques Tati, 1947) + O garoto e a bicicleta (27’, Ridley Scott, 1965). 12 anos

18h00 - O porta-voz (13’, Dean Saffron, 2013) + O homem que vivia em sua bicicleta (3’, Guillaume Blanchet, 2012) + Circulando pelo enquadramento (17’, Cynthia Beatt, 1988). 12 anos

20h00 - O quadro invisível (60’, Cynthia Beatt, 2009). 14 anos

30/07 - SÁBADO

ÁREA EXTERNA

09h00 – PASSEIO CICLÍSTICO – ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL DO CINE BIKE - saindo e retornando ao CCBB Brasília. O passeio contará com o apoio do DETRAN.

ENCONTROS CINE BIKE

CINEMA

Dia 21/07

15h30 às 17h00 - “Os avanços dos planos de mobilidade urbana no Brasil”.

Com: Ana Luiza Carboni (União dos Ciclistas do Brasil), Joyce Ibiapina (Bike Anjo) e Cristina Rego de Queiroz (arquiteta e urbanista)

Dia 27/07

15h30 às 17h00 - “A bicicleta como meio de locomoção e liberdade para pessoas com deficiência”.

Com: Júlia Maia (ciclista), Cláudio Civati (representante paraciclismo no DF, Hevelym de Freitas Pereira (representante do DV na trilha), com mediação de Uirá Lourenço (Criador do blog Brasília para Pessoas. Perfil no face/insta: @brasiliaparapessoas) Encontro com intérprete de libras.

Dia 28/07

15h30 às 17h00- “Ruas e cidades humanizadas – Slowmovement”.

Com: Renata Aragão (Coordenadora Geral da ONG Rodas da Paz), Ana Júlia Pinheiro (Idealizadora da campanha “Paz no Trânsito” de Brasília), e Bruno Amaral, arquiteto e urbanista, coordenador de Mobilidade Ativa na Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF. Mediação de Uirá Lourenço (criador do blog Brasília para pessoas. Perfil no face/insta: @brasiliaparapessoas).

MOSTRA DE FILMES ONLINE

De 29 a 31 de julho
SITE www.cinebikebrasil.com.br
*Cada filme ficará disponível para visualização por 24 horas.

29/7 – A alma de um ciclista (74’, Nuno Tavares, 2021)

30/7 – Bike vs Carros (91’, Fredrik Gertten, 2015)

31/7 – Sessão curtas: O porta-voz (13’, Dean Saffron, 2013) + Explorando as ruas de Estocolmo (13’, Clarence Eckerson Jr., 2014) + Todos os corpos na bike (13’21’, Zeppelin Zeerip, 2020)
___________________
SERVIÇO:
Local
: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – cinema e área externa
Data: 19 a 31 de julho de 2022
Horários, ingressos e informações no site: https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/cinebike/
Entrada franca mediante reserva

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos