Este novo livro de José Carlos Peliano reúne contos, textos e poemas sobre os dois anos e pouco de pandemia, quando a Covid-19 se irrompeu, espalhou, assolou e abalou o mundo provocando mortes e sequelas na saúde dos infectados de toda ordem.
A pandemia pressionou os serviços de atendimento à saúde, além de influenciar e destampar os desajustes sociais, econômicos e ambientais graves e desiguais com impactos políticos acentuados pelos quatro cantos do mundo.
O poeta, escritor e economista José Carlos Peliano abordou várias facetas, implicações e repercussões observadas nesse período e preparou um livro com material crítico e reflexivo, ao mesmo tempo duro e sensato, às vezes lírico, com opiniões próprias e de especialistas na tentativa de mostrar um panorama de qual tem sido o lugar da pandemia nesse mundo dominado em grande parte por um capitalismo ubíquo e sem limites, gerador de desigualdades de toda ordem.
Paulo Saldiva, médico, pesquisador e professor titular de patologia da Universidade de São Paulo, gentilmente ofereceu um prefácio ao livro onde destaca:
“Peliano dissecou os detalhes do viver e seu ofício com compaixão e alteridade nos tempos em que solidão, incerteza e infecção caminhavam pelas ruas de nossas cidades e vielas de nossos pensamentos. Com isso produziu textos, contos e poemas. Coisa sublime, bem-feita, análise perfeita. O livro fala da força da vida, sustentada pela seiva da esperança”.
_______________
Livro: Os dias isolados
Autor: José Carlos Peliano
Editora Livraria da Física, São Paulo - 118 páginas, R$ 30