"A vida é de quem se atreve a viver".


 O espetáculo “Myrna Responde” é fruto da parceria entre Sacha Rodrigues, neto de Nelson, e o diretor Delson Antunes (foto)
Myrna Responde

O espetáculo Myrna Responde, que será apresentado ao ar livre, na Praça Inhangá, em Copacabana, Rio de Janeiro, no dia 21 de dezembro, às 19h30, é um evento teatral adaptado de 11 crônicas de Nelson Rodrigues. A ação dessa peça acontece em um antigo programa de rádio. O show de auditório é onde Myrna responde aos ouvintes a partir das correspondências enviadas pelos consulentes no estilo dos anos 50.

Há 5 anos, foi instalada na Praça Inhangá uma estátua em tamanho natural de Nelson Rodrigues. E dia 21 de dezembro de 2021 é aniversário de 41 anos da morte de grande dramaturgo. Desde então, Sacha Rodrigues, neto de Nelson, produz, nesta data, um evento comemorativo em torno da estátua. Foram apresentadas cenas de peças do autor, esquetes, saraus, projeção de filmes e leituras dramatizadas sobre a obra rodriguiana.

Em 1921 a homenageada será Myrna. As crônicas que nos inspiram saíram originalmente no jornal A Noite, em 1949, e foram publicadas posteriormente em um livro, Não se pode Amar e ser Feliz ao mesmo Tempo, respondendo as cartas de leitores e leitoras, ávidos por aconselhamentos para os seus conflitos íntimos.

Nelson assumiu o nome de uma mulher, Myrna, produzindo crônicas-respostas com um olhar crítico, carregado de humor e sabedoria, além de um senso de observação profundo sobre os conflitos íntimos e sobre as contradições afetivas dos leitores.

Serão 10 atores, que se alternarão entre os personagens das 11 crônicas escolhidas da correspondência amorosa de Myrna. Myrna oferece conselhos aos seus consulentes, caminhos, atitudes e comportamentos que devem ser seguidos para que os seus interlocutores superem suas dúvidas e contradições amorosas. Assim, Nelson monta um painel de muitos conflitos afetivos da mulher e do homem médio brasileiro.

Myrna Responde é um espetáculo criado especialmente para esta data, realizado pela Cia. Janela Azul e dirigido por Delson Antunes.

Nos últimos meses, durante a pandemia, a estátua foi vandalizada, suja e pichada. O evento Myrna Responde marcará a troca da placa de apresentação da estátua no lugar da antiga, que se encontra gasta e riscada.

Ao final, os atores realizarão a lavagem e purificação da estátua em um ritual cênico com músicas, coreografias e textos de Nelson Rodrigues. 

Vivemos um momento de crise profunda da identidade da sociedade brasileira. Nada melhor do que recuperar, homenagear e fortalecer um dos maiores ícones da nossa cultura, o pai da moderna dramaturgia brasileira, o Anjo Pornográfico, Nelson Rodrigues.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos