"A vida é de quem se atreve a viver".


Maria, a menina trans, descobre seu verdadeiro eu ao conhecer Lena, a sua vizinha candomblecista (Foto: Daniel Souza)
História de menina trans ganha cinco troféus no Festival de Brasília

Filme brasiliense baseado em uma história real, Advento de Maria, conta a história de Maria, uma criança de 11 anos que nasceu com o sexo biológico masculino. No entanto, ela se identifica com o gênero feminino.

Nascida na periferia do Distrito Federal, Maria é católica, frequentadora assídua de missas, o garoto enfrenta, em segredo, as pressões religiosas e familiares que o afastam de sua menina interna.

Este longa-metragem Advento de Maria (1h40), drama ficcional, do premiado diretor e roteirista brasiliense Vinícius Machado levou cinco troféus no 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A produção impressionou ao retratar a história desta menina de 11 anos que busca sua identidade. Ganhou os prêmios de melhor longa-metragem pelo júri popular, melhor roteiro de Vinicius Machado, melhor atriz protagonista para Maria Eduarda Maia – a intérprete da menina -, melhor maquiagem por Alzira Bosaipo e melhor figurino de Tiago Venusto.

“Ficamos muito felizes.  Filmamos esse filme em 2019 em 16 dias intensos. E sem recursos, tudo feito com muito empenho por uma equipe linda e voluntária que topou investir nessa linda e inspiradora história. Me atrai muito as questões sociais que atingem as vidas particulares das pessoas. São dilemas e conflitos que, normalmente a coletividade olha com olhos leigos e afastados e não tem ideia do que acontece no cotidiano privado”, relata, emocionado, o diretor e roteirista Vinicius Machado.

Neste filme, ele contou com a presença de atores, atrizes e produtores do DF. Vinicius e a assistente de direção Thays Ellinne assinam juntos como Ultravioleta Filmes. As produtoras OF Produções e Macunaíma Audiovisual toparam investir no longa e na temática como realizadores e contaram com Apoiadores como a AICON Ações Cinematográficas e a DOT Cine.

Ainda, os atores de Brasília Maria Eduarda Maia (Maria), Júlia Schelle (Lena), Beta Rangel (Ana), Genivaldo Sampaio (Denis), Adriana Lodi (Juliana), Andrés Cardell (Maicon), Yago Queiroz (Diogo), Danielle Sousa (Alessandra) e Marcelo Pelucio (Pe. Lucas) dão vida a obra.

Conheça a história - No enredo nada previsível e emocionante, Maria (Maria Eduarda Maia) segue enfrentando as dificuldades internas sozinha. Mas, ao conhecer Lena (Júlia Schelle), a nova vizinha, de mesma idade e candomblecista, ela vê seu destino mudar. Lena se torna grande amiga de Maria e essa pura amizade leva a protagonista a compreender e aceitar o seu verdadeiro eu. (Foto, abaixo, de Juliana Caribé).


_______________
(*) O filme estará em cartaz em sessão presencial em 2022. Não recomendado para menores de 14 anos. Mais informações: Instagram: @adventodemaria

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos