"A vida é de quem se atreve a viver".


Assista aos filmes no canal do Cine TVT no YouTube
TVT exibe seis documentários de Maria Maia a partir de 24 de julho

A partir deste sábado (24/7) o canal do Cine TVT no YouTube exibirá em sua programação a Mostra Maria Maia de Cinema. Serão seis documentários da cineasta realizados pela TV Senado, no período em que trabalhou como roteirista e diretora de filmes na emissora pública.

Os filmes serão exibidos aos sábados, com reprise aos domingos, nos meses de julho e agosto, e farão um mergulho na história política contemporânea do país.

Confira, a seguir, os filmes que serão exibidos na TVT:

Abdias, Raça e Luta - 1h

O documentário Abdias, Raça e Luta traz a trajetória de Abdias Nascimento, da infância pobre, à luta precoce contra o racismo, o exílio e as inúmeras faces deste baluarte da luta pelos direitos da população negra. Ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor e militante, foi responsável pela criação do Teatro Experimental do Negro (TEN).

Direção: Maria Maia
Produção: Cristina Machado
Realização: TV Senado
Exibição no sábado (24/7), às 21h30
Reprise: Domingo (25/7), às 14h

O Cinema Segundo Vladimir Carvalho - 1h14”

O documentário apresenta o perfil biográfico e filmográfico de Vladimir Carvalho, um dos principais documentaristas brasileiros em ação, desde o início da sua carreira, como co-roteirista do clássico Aruanda, de Linduarte Noronha, até os dias de hoje. Entre os principais trabalhos estão os clássicos O País de São Saruê, O Evangelho Segundo Teotônio, Conterrâneos Velhos de Guerra, Barra 68 e O Engenho de Zé Lins.

Direção: Maria Maia
Produção: Dea Barbosa
Realização: TV Senado
Sábado (31/7), às 21h30
Reprise: Domingo (01/08), às 13h30

Darcy, um Brasileiro - 1h42”

Darcy Ribeiro foi um renomado antropólogo, político e escritor. No documentário Darcy, um brasileiro, o telespectador vai conhecer um pouco da história desse pensador, das suas inquietações e da sua busca por soluções para o Brasil. Mineiro de Montes Claros, Darcy dedicou a sua vida aos menos favorecidos. Como antropólogo, defendeu os índios, fundou o Museu do Índio, ajudou na Criação do Parque Nacional do Xingu, documentou várias etnias em livros e fotografias; na de educador e professor, participou da criação da Universidade de Brasília, da Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional e dos CIEPS; e na de político, foi chefe da Casa Civil de João Goulart, lutou contra a ditadura, foi exilado, vice-governador do Brizola e senador da República.

Direção: Maria Maia
Produção: Andrea Amorim
Realização: TV Senado
Sábado (7/8), às 21h30
Reprise: Domingo (08/08), às 14h

Mulheres em Movimento - 1h

O filme Mulheres em Movimento traça um panorama das mulheres no Brasil, dos tempos coloniais aos nossos dias. Mostra a participação feminina na luta pela anistia; as conquistas das mulheres na Constituição de 88; Bertha Lutz e o direito ao voto. Traz também entrevistas com as lideranças políticas, Elizabeth Teixeira, Jandira Feghali, Shuma Shumaher, Concita Maia, entre outras; e as participações especiais de Odette Ernest Dias, Eliza Lucinda e Elza Maria.

Direção: Maria Maia
Produção: Dea Barbosa
Realização: TV Senado
Sábado (14/8), às 21h30
Reprise: Domingo (15/8), às 14h

Chico Mendes Vive! - 1h26’’

Narrado em grande parte pelo próprio Chico Mendes, o longa Chico Mendes Vive!  faz um profundo mergulho na história da Amazônia - narrando a saga dos seringueiros do nordeste seco para a Amazônia ensombreada e chovida – e também no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta e criação das primeiras Reservas Extrativistas, que são a Reforma Agrária para a região amazônica. Com depoimentos de Gomercindo Rodrigues, Lucélia Santos, entre outros, o filme mostra ainda a trama armada para o assassinato de Chico Mendes e as repercussões no Brasil e no mundo.

Direção: Maria Maia
Produção: Cristina Monteiro
Realização: TV Senado
Sábado (21/8), às 21h30
Reprise: Domingo (22/8), às 14h

JK, um Cometa no Céu do Brasil

O documentário JK, um Cometa no Céu do Brasil traz a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek desde a infância pobre, em Diamantina, até a morte, aos 72 anos, em um acidente de carro. Entrevistas com Celso Furtado, Oscar Niemeyer, Maristela Kubitschek, Vera Brant, Carlos Heitor Cony, dentre outros.

Direção: Maria Maia
Produção: Dea Barbosa
Realização: TV Senado
Sábado (28/8), às 21h30
Reprise: Domingo (29/8), às 14h

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos