Chega às livrarias, na primeira quinzena de fevereiro, o primeiro livro da coleção Marx-Engels de 2020. A Editora Boitempo selecionou dois textos da fase madura de Karl Marx em novas traduções para o português.
A editora vai publicar todas as obras de Karl Marx. Neste volume, “Últimos escritos econômicos de Karl Marx” estão dois textos. O primeiro, Glosas marginais ao “Tratado de economia política” de Adolph Wagner, faz parte das anotações ao livro de Adolph Wagner intitulado Doutrina geral ou teórica de economia nacional – Primeira parte: Fundamento. Nesse artigo, Marx critica a deturpação, por Wagner, da teoria do valor desenvolvida em O Capital e ilumina diretamente polêmicas e questões ainda em disputa nas diversas interpretações e leituras feitas por autores até os dias de hoje. Marx assenta mais uma vez as teses fundamentais da sua doutrina econômica, dissertando sobre a diferença entre sua teoria e a de David Ricardo e sobre seu modo específico de exposição das formas, conceitos e categorias da crítica à economia política.
O segundo texto, é um manuscrito sobre a Rússia escrito entre 1881 e 1882 (Notas sobre a reforma de 1861 e o que daí se desdobrou na Rússia), que mostra o filósofo alemão “em ação”, pesquisando uma questão que o interessava à época e que exigiu reelaborações de argumentos de O Capital.
Segundo a editora, Últimos escritos econômicos fornece uma contextualização histórica e teórica que permite leitura crítica da teoria econômica marxiana. “Ao longo da obra, notas de rodapé recuperam tanto as notas das duas edições alemãs utilizadas na tradução como as da edição inglesa e trazem informações importantes a respeito das nuances presentes na escrita. O livro conta com um glossário comentado e uma apresentação que localiza o texto de Marx no seu próprio espaço histórico e teórico, nos debates marxistas acerca da teoria do valor que se desenvolveram ao longo do século XX e nos embates atuais que põem em questão a atualidade dessa teoria”, dizem os responsáveis pela edição.
Sobre o autor
Filósofo alemão, Karl Marx (1818-1883) é pai do socialismo científico, também conhecido como marxismo. Seus trabalhos influenciaram diversas áreas do saber humano, como a sociologia, a economia, a filosofia, a história, a crítica literária, o urbanismo e a psicologia. A Editora Boitempo tem publicado suas obras, individuais e em parceria com Friedrich Engels, a partir de novas traduções feitas diretamente dos originais em alemão. Os livros da coleção Marx-Engels têm se tornado referência obrigatória para os interessados em seu legado.
Marx foi também um jornalista e revolucionário socialista. Nascido na Prússia, mais tarde se tornou apátrida, passou grande parte de sua vida na Inglaterra. Nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, atual Alemanha, e morreu no dia 14 de março de 1883, em Londres.
Sobre a Boitempo
A Boitempo foi fundada em 1995, por Ivana Jinkings. Com 24 anos de existência, consolidou-se produzindo livros de qualidade, com opções editoriais claras. Obras de alguns dos mais influentes pensadores nacionais e internacionais compõem um catálogo que conta com nomes como Karl Marx, Friedrich Engels, David Harvey, Angela Davis, Maria Rita Kehl, Ricardo Antunes, Leonardo Padura, György Lukács, Antonio Gramsci, Slavoj Žižek, entre muitos outros. O nome da editora – inspirado em um poema de Carlos Drummond de Andrade – é uma homenagem ao maior poeta brasileiro e também ao criador da primeira Boitempo, o dirigente comunista Raimundo Jinkings, pai de Ivana.
Ficha técnica:
Título: Últimos escritos econômicos
Título original: Randglossen zu Adolph Wagners "Lehrbuch der politischen Ökonomie" e Notizen zur Reform von 1861 und der damit verbundenen Entwicklung in Rußland,
Autor: Karl Marx
Organizadores: Sávio Cavalcante e Hyury Pinheiro
Tradução: Hyury Pinheiro
Apresentação: Sávio Cavalcante
Páginas: 152
Preço: R$ 43,00
Capa: Heleni Andrade (sobre ilustração de Cassio Loredano)
Coleção: Marx-Engels
Editora: Boitempo
Disponível a partir de 4 de fevereiro.