"A vida é de quem se atreve a viver".


De 28/1 a 1/2, os visitantes do Museu de Arte do Rio (MAR) poderão participar da programação gratuita Corpo Nós, com oficinas, rodas de conversa, entrevistas e performances.
Atividades gratuitas no MAR

Entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, os visitantes do Museu de Arte do Rio (MAR) poderão participar da programação gratuita Corpo Nós. As oficinas, rodas de conversa, entrevistas e performances serão comandadas por 15 jovens das Zonas Norte e Oeste e da Baixada Fluminense.

Todos os encontros serão realizados nos espaços do museu e em praças da região portuária, com vagas preenchidas por ordem de chegada e sujeitas à lotação indicada. A programação completa está disponível no site www.museudeartedorio.org.br

O projeto é resultado do curso “Percursos Formativos”, que contou com apoio financeiro do BNDES e ofereceu aos alunos bolsa de estudos durante os cinco meses de aulas e oficinas – com objetivo de atrair artistas e jovens que normalmente não são representados nas instituições culturais.

“Os alunos puderam experimentar e vivenciar as diferentes áreas que o espaço museal contempla, por meio de aulas com equipes de vários setores do MAR. Esse projeto-piloto promoveu formação profissional, cultural e artística introdutórias para os interessados em ingressar na cadeia produtiva dos museus ou atuar de forma geral nos campos da arte e da cultura”, explica Izabela Pucu, coordenadora de educação do museu.

As ações dialogam com duas exposições em cartaz no MAR atualmente, Rua! e UóHol, e têm como elemento central um dispositivo móvel de mediação chamado Espaço Concha. Desenvolvido especialmente para o projeto pelos arquitetos do Estúdio Chão, o objeto articulado consiste em pequenos vagões presos a um triciclo que, uma vez estacionado e aberto, serve de apoio para a realização das atividades. A ideia é criar experiências em que o público participe ativamente, com foco em manifestações como a cultura da pipa, do rap e do funk, as artes gráficas urbanas, entre outras.

As atividades propostas pelo projeto colocam em debate também questões fundamentais para o desenvolvimento dos museus na atualidade, tais como representatividade dos corpos negros e periféricos e performatividade de gênero, entre outras, a partir da investigação de novas epistemologias e pedagogias, tendo a arte como instrumento de descolonização de saberes, práticas e olhares.

Serviço:
Atividades gratuitas
: CORPO_NÓS
Data: de 28 de janeiro a 1º de fevereiro
Horário: a partir das 10h
Programação no site www.museudeartedorio.org.br

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos