"A vida é de quem se atreve a viver".


O romance foi publicado em 2014, mas deve ser lido hoje diante das ameaças que nos levam a pensar que um outro tempo extremo está se aproximando
Quando as mulheres se encontram

Romário Schettino -

Quatro mulheres se encontram nesse primeiro romance da jornalista Miriam Leitão destinado ao público adulto. Tempos Extremos é uma história bem costurada e cheia de informações históricas, recolhidas em leituras acumuladas ao longo da experiência de vida da autora, embora não seja um livro rigorosamente autobiográfico.

Nesse livro a autora nos remete a um desconfortável mundo que nunca gostaríamos de ter tido conhecimento, ou até mesmo vivido. O romance foi publicado em 2014, mas deve ser lido hoje diante das ameaças que nos levam a pensar que um outro tempo extremo pode estar se aproximando. O risco é enorme, sem exagero.

As personagens Alice e Larissa, mãe e filha, vivem o tempo extremo mais presente e o ambiente é o da ditadura militar brasileira. Januária e Paulina, também mãe e filha, vivem o tempo extremo da escravidão no Brasil, no final do Século XIX. Dois momentos de uma mesma história social, política e econômica. Igualmente trágicos.

Tal como Antígona, as mulheres querem enterrar seus mortos, uma consegue vencer, parcialmente, a ira dos tiranos da escravidão, mas a outra continua enfrentando os fantasmas da ditadura que se encontram em sua própria casa.

As mulheres, de modo geral, refletem melhor sobre a sua época, apesar de todas as tentativas de torná-las personagens secundárias. O protagonismo sempre foi masculino. Nesse livro é diferente. Nada melhor do que uma escritora como Miriam Leitão para revelar a exata dimensão do sofrimento a que se submeteram todas as mulheres do mundo, retratadas no romance como personagens tipicamente brasileiras.

As famílias descritas no romance vivem o conflito, a angústia e a contradição normais em seres humanos que se encontram diante da escolha de caminhos perigosos, antagônicos, e diante da força desproporcional de seus algozes.

A guerrilheira e a escrava, em épocas distintas, marcham a mesma trilha em busca da liberdade e da verdade. Ambas sofrem os efeitos de suas escolhas, limitadas e reprimidas, mas firmes e fortes.

Tempos Extremos é um retrato do Brasil feito com as mãos e o coração de quem sabe o que está falando, com as incertezas e as dúvidas que cercam os fortes e decididos, mas com a sensibilidade e a clareza de quem tem certeza de que um mundo melhor é possível.
____________
Serviço:
Título: Tempos Extremos
Autora: Miriam Leitão
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 269
Ano: 2014

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos