Romário Schettino –
A pandemia atrasou o início das campanhas eleitorais deste ano, mas agora as cidades estão em plena atividade política. Em Macaé (RJ), são onze os candidatos à prefeitura, mas a maioria apenas para tentar eleger algum vereador. O candidato do PT, Igor Sardinha, está entre os que têm chance de ser eleito junto com mais dois vereadores.
Inspirado no sucesso da prefeitura petista de Maricá (RJ), Igor Sardinha tem como principais projetos a implantação do Renda Básica com moeda social e a tarifa zero no transporte com empresa pública de transporte. Dois projetos exemplares de política pública e de proteção social reconhecidos em todo o Brasil.
Experiência Igor Sardinha tem, em 2017 iniciou trabalho na Prefeitura de Maricá como secretário de Desenvolvimento Econômico e teve papel destacado na construção das medidas de socorro econômico e social durante a pandemia do novo coronavírus.
Igor é advogado, pós graduado em gestão pública, foi vereador em Macaé em dois mandatos. Por dois anos, 2011 e 2016, foi considerado “Vereador Destaque do país” pela União dos Vereadores do Brasil. Nas últimas eleições foi candidato do PT à prefeitura de Macaé.
A centro-direita tem oito candidatos, a centro-esquerda tem um, na coligação PT/Avante, com apoio informal do PSol, e a esquerda tem dois, um do PCO e outro do PSTU. O atual prefeito, Aluísio dos Santos (PSDB) não é candidato, mas apoia Welberth Oliveira, do PTB.
Ex-prefeito Riverton registrou candidatura, mas tem processos de inelegibilidade e já foi solicitado seu impedimento pelo Ministério Publico Eleitoral.