"A vida é de quem se atreve a viver".


Segundo Bartolomeu Rodrigues, Secretário de Cultura do DF, os artistas de rua e os músicos de bar foram os primeiros a sofrer os efeitos da pandemia do coronavírus.
Reflexões sobre editais de cultura, peste e impotência

Alexandre Ribondi –

Nessa temporada de vírus, que marcará para sempre o século XXI e que oferece a oportunidade de mudarmos nossa maneira de ver o mundo, a classe artística, acompanhada pelos técnicos, está passando por uma quarentena penosa. Sem trabalho, sem perspectivas de curto prazo, todos enfrentam a ameaça da inanição e da falta de dinheiro para pagar as contas.

E surgiram os editais de emergência. Algumas instituições públicas (no Distrito Federal, a Secretaria de Cultura e a Câmara Legislativa, via deputado Fábio Félix) e instituições bancárias (Banco do Brasil, Itaú) abriram as portas para receberem projetos que passarão por um conselho que, finalmente, dirá os nomes dos vencedores. E é aí que mora a perversidade travestida de ação de caráter social.

Há artistas e companhias que dispõem de equipe para preparar projetos. Há artistas e companhias que não - exatamente como em todos os outros segmentos da sociedade, há os privilegiados, mesmo na penúria. Dessa forma, as instituições e os órgãos públicos socorrerão os artistas e técnicos que forem mais bonitos, que escreverem melhor, que tiverem melhor suporte para preparar belos e impressionantes projetos. Os outros, como sempre foi, serão preteridos.

Na rede social que frequento, postei hoje, 8/4, uma pequena reflexão sobre o assunto: “Alguns órgãos públicos, e instituições privadas, lançaram editais de arte, para socorrer os artistas em tempo de peste. Louvável, aparentemente - eu mesmo estou concorrendo porque, além de precisar sobreviver, tenho, com meus sócios, um teatro para manter e pelo que zelar. Mas, desde que entrei na fila dos editais, um pensamento me perturba noite adentro e dia afora: a perversidade de acreditar que só os melhores merecem socorro. Os mais bonitos, os que escrevem melhor, os que têm equipe com coordenador de projeto, os que apresentam currículo mais polpudo - serão esses os escolhidos, como sempre. Os outros, por serem menos bonitos e menos equipados, passarão fome. Como poderão dormir os membros dos conselhos dessas instituições sabendo que estão abandonando pessoas no meio de uma paisagem sem saída? Humano, solidário e bom será não fazer seleção e destinar verba para todos, assim como não escolher quem vive e quem morre e fazer a cama para todos os que têm febre, falta de ar e tosse. Nunca nos preparamos para essa urgência do amor ao próximo, mas eis aí o momento de mudarmos o mundo”.

Apesar de alguma pessoas discordarem, e até mesmo torcerem o nariz, partindo imediatamente em defesa dos órgãos públicos que estão mostrando disposição para ajudar, é bom lembrar que, em conversa com o jornalista Romário Schettino, o secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, mostrou concordar plenamente com o que escrevi. Eis o que ele diz. “Concordo totalmente. Lamento, profundamente, não existir ao meu dispor instrumento legal que me permita fazer isso”.  É fácil compreender que a máquina administrativa é lenta e pesada, sempre - principalmente quando se trata de ações com efeito social imediato. Mas o próprio Secretário imagina soluções: “Algo (instrumento legal) que devia estar previsto quando da aprovação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e/ou outros instrumentos de fomento à cultura”.

Dessa forma, é de se supor que negociações são possíveis, que a classe artística e técnica do DF pode se reunir - e se unir - para propor e exigir mudanças que nos preparem para as futuras necessidades.

Para Bartolomeu Rodrigues, “a discussão é boa e faz todo mundo pensar em mudanças, nada é para sempre”. De fato, nada é para sempre, incluindo aí nós, os artistas, que podemos, no entanto, deixar um legado eficiente para os que virão depois de nós.

Prever as necessidades e as possíveis catástrofes é algo que se aprende. Na prática e na dor da pele. Por isso, o Secretário foi bastante sensato ao dizer, para Romário Schettino, que “é aquela história: não temos terremoto, não temos furacão, não temos sequer tsunami. Nos países onde isso existe, as leis são redigidas de modo a prever essas catástrofes. Agora, nós descobrimos que temos a peste”.

Para acrescentar, não se pode esquecer ou negligenciar todos os artistas que, cada um à sua maneira, luta pela arte e pela sobrevivência. Levado pela experiência adquirida frente à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu explica que percebe “um mal-estar quando se trata de socorro aos artistas. Não me sinto totalmente à vontade ao anunciar linha de crédito. Vejo que no final teremos alguém endividado como qualquer outro, com risco de ter o nome no Serasa. No DF, a economia criativa representa mais de 3% do PIB, o que não é pouco e justifica uma atenção não diria diferenciada, pois sou contra toda e qualquer conotação que caracterize privilégio, mas ao menos merecedora de atenção”.

Para o Secretário, a primeira vítima do coronavírus foi “aquele cantor, ou cantora, que senta no banquinho de um bar para defender numa noite qualquer o seu sustento. Ele não tem condições de se endividar. Ouvi queixas de artistas circenses acampados na periferia do DF largados à própria sorte, recebendo marmitas. Eles sobrevivem de bilheterias, do chamado ´apurado´ do dia. Sem funcionar, irão viver de quê? Logo o circo, uma das atividades culturais milenares”.

E termina de maneira que não permite sorrisos ou alivio: “Solicitei dos órgãos assistencialistas do governo alguma providência, mas não pude deixar de sentir um gosto amargo de impotência”.    

A secretaria de Cultura parece estar disposta a buscar soluções para a crise e sair da impotência. E os artistas e técnicos do DF que não se limitem a concorrer aos editais na esperança (que todos temos) de ser laureado, sem compromisso com os demais que foram esquecidos. Temos que sair do universo que criamos em torno de nós mesmos abraçados ao FAC e irmos à luta.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos