A cada dois dias uma mulher morre por complicações decorrentes do aborto clandestino no Brasil. A maioria delas é negra e pobre. Entre as mulheres brasileiras, de todas as classes sociais, que já realizaram pelo menos 1 aborto, 81% já tem filhos, 88% tem religião e 64% são casadas. (fontes: Organização Mundial da Saúde- OMS e Pesquisa Nacional do Aborto, 2010).
Direitos Humanos em 2 minutos (DH2) reúne artistas, realizadores e ativistas para explicar, de maneira lúdica e acessível, temas complexos como racismo, violência de gênero, justiça fiscal, migração, mobilidade urbana e mudanças climáticas, entre outros.
São 12 filmes curtos, com os atores Iara Pietricovsky e Alexandre Ribondi em cena – os dois dividem também a direção do projeto. Os textos são de Ribondi.
Foi elaborada também uma cartilha sobre direitos humanos, com os principais conceitos e legislações relativas aos temas apresentados no projeto. Esperamos que a cartilha seja uma fonte para professores, alunos e movimentos sociais interessados em discutir direitos humanos de maneira transformadora.