"A vida é de quem se atreve a viver".


O tema de Fernanda Kaingág é: “Os Esquecidos: Identidade, Território e Afirmação das Nações Indígenas Brasileiras”.
Diálogos Contemporâneos com Fernanda Kaingáng

Primeira indígena mestre em direito no Brasil, Fernanda é a próxima convidada da série de palestras no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, dia 15/5 (terça), às 19h.  Entrada franca.

O tema da escritora e advogada é: “Os Esquecidos: Identidade, Território e Afirmação das Nações Indígenas Brasileiras”.

Fernanda Kaingáng traçará um panorama da violência contra indígenas no Brasil, que se arrasta ao longo dos séculos, e da preservação da identidade. Mesmo nos tempos atuais, em que a valorização e defesa das minorias e das mulheres são pautas frequentes, os povos nativos continuam enfrentando a barreira do esquecimento, do preconceito e dos interesses políticos e do mercado.

Primeira indígena a se tornar mestre em direito no Brasil, Fernanda Kaingáng é mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB) e diretora-executiva do INBRAPI - Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual.

O QUE VEM POR AÍ:

As dificuldades de ascensão social serão discutidas na palestra “Mobilidade social e empreendedorismo - o estado, o mercado e as possibilidades de superação das desigualdades e de ascensão social na sociedade brasileira”, proferida pelo economista Luiz Gonzaga Beluzzo no dia 5 de junho.

Diálogos Contemporâneos encerra suas atividades no dia 12 de junho lançando luzes sobre duas das condições humanas mais preocupantes do século XXI: a depressão e a solidão com a palestra “O Espaço do Amor e da Afetividade nas Grandes Cidades” pela antropóloga Mirian Goldemberg.

Após a realização, as palestras ficarão disponíveis no site para ampliar o alcance da diversidade de pensamentos proposta pelo programa e democratizar o acesso da população em geral a debates sobre temas que afetam diretamente a vida individualmente e, principalmente, em sociedade. Diálogos Contemporâneos acontece simultaneamente em Campo Grande (MS), onde serão promovidas oito conferências.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos