"A vida é de quem se atreve a viver".


O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), um dos signatários da carta aberta ao GDF, é entidade premiada com o “Selo Participação Legislativa”.
Sociedade cobra transparência do GDF na divulgação da LOA 2018

Diante da falta de transparência na divulgação integral da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018, entidades da sociedade civil enviaram carta aberta ao governo de Brasília exigindo o cumprimento da legislação a esse respeito.

O movimento social explica que a Secretaria de Planejamento do DF (Seplag) não disponibilizou em seu site o Anexo XX - Demonstrativo das metas físicas por programa, evidenciando a ação e a unidade orçamentária, "que é justamente o que especifica quanto cada uma das ações orçamentárias poderá utilizar em 2018". Esse documento não está disponível para download.

Eis a íntegra da carta assinada por várias entidades:

"É obrigação do poder Executivo, todos os anos, elaborar e enviar ao Legislativo pelo menos duas leis que objetivam guiar o uso dos recursos públicos no ano seguinte: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), a qual deve ser enviada até o dia 15 de setembro, devendo ser aprovada na casa até o fim do ano legislativo.

Apesar do discurso de transparência e participação social repetido intensamente pelo atual governador durante sua campanha, a participação social neste processo se deu apenas com uma audiência pública que tinha por objetivo coletar sugestões da sociedade sobre o PLOA, porém não houve nenhum processo de diálogo, debate ou devolutiva por parte do executivo sobre as propostas apresentadas.

Ao enviar o projeto para a Câmara Legislativa do DF, é de praxe que o documento fosse divulgado pelo Executivo, como o fazem diversas prefeituras e governos em todo o país, contemplando os princípios de transparência ativa que fazem parte da legislação brasileira e os princípios de boas práticas políticas que deveriam ser parte de todos os gestores públicos.

O que foi divulgado no portal da Secretaria de Planejamento do DF (Seplag) foram apenas alguns documentos que compõem o imenso texto da PLOA, porém, o arquivo mais importante, o Anexo XX - Demonstrativo das metas físicas por programa, evidenciando a ação e a unidade orçamentária, que é justamente o que especifica quanto cada uma das ações orçamentárias poderá utilizar em 2018, não consta nos documentos disponíveis para download.

No dia 5 de outubro, entramos em contato por telefone com a Seplag informando a ausência do documento e solicitando a sua disponibilização. Fomos informados que no mesmo dia o arquivo seria disponibilizado no site, o que não aconteceu. No dia 6 de outubro, a Coordenadora de Transparência da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social do DF também foi informada. Na última semana, no dia 16 de novembro, um novo contato telefônico foi realizado com a Seplag, porém, até a data de hoje o documento não foi disponibilizado.

Aproveitamos o momento para reforçar a necessidade de que estes arquivos, em sua maioria tabelas, sejam disponibilizados em formatos abertos e não proprietários, como a Lei de Acesso à Informação determina. Atualmente, o Governo de Brasília só os disponibiliza em formato PDF, o que impossibilita uma análise criteriosa das informações.

Assim, denunciando a falta de transparência do Governo de Brasília, solicitamos que os princípios da transparência ativa sejam adotados pelo GDF e que os arquivos do Projeto de Lei Orçamentária de 2018 sejam completamente disponibilizados no site, em especial o Anexo XX, em formato aberto e não proprietário".

Assinam esta carta:

Movimento Nossa Brasília
Inesc - Instituto de Estudos Socioeconômicos
Associação Andar a pé
Bike Anjo DF
Bicicentro Comunitário Mercado Sul Vive
RUAS
Brigadas Populares do DF
Valores
Bicicleta Livre
Rodas da Paz

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos