"A vida é de quem se atreve a viver".


Memélia Moreira: “Eu se fosse Biden recolhia o trem de pouso e convidava seus países-satélites, França, Itália e Inglaterra, para esquiar na abundante neve que cobre parte do Hemisfério Norte”.
Camarilhas sino-soviéticas

Memélia Moreira (*) -

Joe Biden foi eleito por eliminação. Portanto, não teve tempo de se pensar sentado no Salão Oval e acreditar que estava dirigindo um Império Colonial. Mas teve uma vida inteira para estudar o xadrez político internacional. Portanto, podia se aquietar.

Ele é só cinco anos mais velho do que eu. Cresceu ainda com os últimos tambores da Guerra Fria soando e, provavelmente, ouviu os dirigentes chineses chamando os dirigentes da então URSS de "camarilha revisionista". Eu, pelo menos ouvia.  Atentamente.

Mas os tempos mudam e essa mudança começou há alguns anos. Tempo suficiente para qualquer prefeito do remoto Zimbabwe se adaptar. Até eu, que só quero a presidência do Clube do Chapéu, me adaptei.

Mas, não, Biden ainda acredita que comunista come criancinha - ele e grande parte do povo de seu país - e que russos e chineses são inimigos mortais. São, mas aquela fórmula, "o inimigo do meu inimigo é meu amigo" funciona quando menos se espera.

Pior para ele. E para nós que estamos assistindo esses preparativos de uma guerra que, se acontecer, vai matar mais que o Covid e suas variantes.

A China consegue cheirar à distância, o nauseabundo odor do colonialismo, mesmo o mais moderno de todos. E os derrotou no final dos anos 40.

Por isso mesmo, os atuais dirigentes dessa potência chamada China, estão em alerta no jogo neocolonial que se trava na Ucrânia, cuja oposição vem sendo armada pelos EUA desde os tempos de Obama, num tráfico internacional de armas com base na Polônia.

Eu se fosse Biden recolhia o trem de pouso e convidava seus países-satélites, França, Itália e Inglaterra, aninhados sob um guarda-chuva colonial chamado OTAN, para esquiar na abundante neve que cobre parte do Hemisfério Norte. Vai pra Davos refrescar as ideias.

China e Rússia estão conversando, se entendendo, superando as grandes divergências, prontos para uma atuação em bloco. E nenhum dos dois países acredita na sanha democrática dos cowboys. Sabem que a Ucrânia é apenas um pretexto para os EUA estenderem seu domínio colonial.

Então, presidente Biden, segue aqui minha sugestão. Pare de jogar baseball ou golfe e contrate um professor que lhe dê as noções básicas de xadrez.

Putin é um enxadrista e, o jogo de xadrez é jogado na China, Índia, Irã e Rússia, desde o século III A.C.

Seu boné de jogador não serve para nada nesse momento delicado. Você e seus aliados mal se entendem num jogo de damas.

Vai com calma e sai devagarinho para o mundo não perceber essa nova derrota no tabuleiro político.
_________________
(*) Memélia Moreira é jornalista. Publicou este texto em sua página no Facebook.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos