Espetáculo sobre a opressão ao feminino sobe ao palco na Ceilândia. Cia. Ensaio faz apresentações de “Gaslight” no Teatro Céu das Artes (QNM 28), dias 17, 18 e 19 de agosto, às 20h. Entrada franca.
Baseado no termo norte-americano gaslighting, o espetáculo brasiliense “Gaslight” trata da opressão psicológica de um abusador contra sua vítima.
As apresentações encerram a temporada da Cia. Ensaio, que se apresentou no Teatro Invenção Brasileira em Taguatinga e no Teatro Goldoni, no Plano Piloto.
Em cena, cinco atores esperam para celebrar as bodas de 200 anos de um casamento. Entre diálogos cotidianos e discursos psicológicos que refletem uma afronta ao feminino e espaços de tempo vazios, os personagens se conectam, se desconectam e traçam uma linha de relacionamento consigo mesmo e com o próximo.
A prática de gaslighting é evidenciada na opressão ao feminino, o que não necessariamente diz respeito à mulher. “Falamos de gaslighting como uma prática contra o arquétipo do feminino que habita tanto pessoas do gênero feminino, quanto do gênero masculino. No entanto, estas práticas acabam reverberando em uma potência maior em mulheres, pois elas têm o estereótipo do feminino no corpo”, explica a dramaturga que construiu o texto em um processo colaborativo junto ao grupo.
“Gaslight” é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal e foi idealizado e produzido pela Cia. Ensaio.
Ficha técnica:
Direção e encenação: Marcello D’Lucas
Codireção e texto: Eli Moura
Dramaturgia: O grupo
Performance: Eli Moura, Clara Camarano, André Araújo e Marcelo Pelúcio
Performance em LIBRAS: Tatiana Elizabeth
Cenografia: Júlia Maria e Fernanda Samarco
Produção: Juliana Cury
Cinegrafista e fotógrafa: Isabela Eichler
Designer Gráfico: Tiago Palma
Iluminação: Rodrigo Lelis
Visagismo e Figurino: Kaissa Frota
Áudio: André Morale
Serviço:
Espetáculo: “Gaslight”
Dias 17, 18 e 19 de agosto, no Teatro Céu das Artes Ceilândia (QNM 28)
Horário: 20h
Entrada franca
Não recomendado para menores de 16 anos.