O Guia Musical de Brasília promove amanhã, quinta-feira (21/6), no Ki Filé, 405 Norte, a partir das 20h, o show de lançamento de sua quinta edição com a participação de grandes nomes da cena musical da cidade.
Idealizada pelo saxofonista Joaquim Barroncas, e editada pelo jornalista Antônio Carlos Queiroz (ACQ), a publicação indica os pontos onde a música acontece no Distrito Federal.
Organizadas por cidade, as listas incluem bares, restaurantes, teatros, escolas, espaços culturais, bandas, livrarias, lojas de instrumentos, rodas de choro e de samba, batalhas de hip hop, salões de dança e também dá dicas de professores e músicos profissionais. O Guia, semestral, publica ainda entrevistas com os artistas, produtores, fornecedores, luthiers, cobrindo toda a gama da produção e fruição da música.
Distribuído gratuitamente em bares, restaurantes, hotéis e teatros, o Guia tem a pretensão de servir às áreas da Cultura e do Turismo. “A nossa preocupação é incentivar a Economia da Cultura”, diz Joaquim Barroncas.
A matéria de capa dessa edição conta a história da Casa do Piano, fundada pelo gaúcho Rogério Resende, na cidade desde 1974. Trata-se da maior oficina de pianos da região Centro-Oeste, e, no que se refere a pianos antigos, a maior do Brasil. Faz parte do empreendimento o Museu do Piano, itinerante.
A publicação traz uma entrevista com Márcio Marinho, um dos grandes cavaquinhos de Brasília, que está preparando um CD com peças de Bach.
Outra entrevista é com o quarteto Sai da Frente que, em março, recebeu em Nova York o prêmio de Primeiro Álbum do Independent Music Awards (IMA), promoção que reúne sete centenas de músicos de 94 países.
Os leitores serão brindados também com a trajetória do grupo de música irlandesa Tanaman Dùl, que, nos últimos sete anos, tem animado o Bloomsday – a celebração mundial do romance Ulisses, de James Joyce – organizado pela Livraria Sebinho.
Serviço
Show de lançamento do Guia Musical de Brasília
Dia 21/6, quinta-feira, às 20h
Restaurante Ki Filé, 405 Norte, Bloco A.