Angélica Torres -
Na quinta 25, na sexta 26 e sábado 27 de maio, o Espaço Cultural Samambaia recebe gratuitamente o público que for assistir Teto e Paz, espetáculo sobre a heroica vivência de cinco jovens ex-moradores das ruas de Brasília, que hoje vivem em abrigos públicos do DF.
Dirigido e produzido por La Casa Incierta, uma companhia de teatro metade espanhola, metade brasileira, a peça chega na hora certa, já que teatro faz o espectador refletir sobre o que vê.
Quando Temer escancara seu desprezo pelos mais pobres, e periquitos & tucanos se apoderam da Casa que joão-de-barro ergueu, dói ainda mais fundo saber o que sofrem os abandonados sob o total descaso do governo e da sociedade.
Mas Carlos Laredo, o diretor espanhol da peça e escritor das histórias contadas pelos cinco jovens atores, nos renova o olhar.
“Por trás da vivência sem direitos básicos e amparo de pai e mãe, e do contato com a morte desde muito cedo, há uma grande potência nesses meninos gerada pela relação forte e trágica com a vida. Isso nos permitiu recuperar deles a narrativa do herói, aquele que é capaz de proteger o outro e de ir ao inferno e voltar para contar o que viveu”.
A atriz profissional Clarice Cardell conta que a peça mistura os heroísmos mitológico e pessoal desses jovens com uma grande conferência do que acontece no Brasil.
“É um espetáculo necessário, que promove a emoção e o confronto entre a poesia e essa dura realidade. Nós, os artistas, temos de tentar conscientizar as pessoas sobre ela e com a nossa arma, que é a beleza”.
O rapper Gog, além de autor da trilha sonora, vai atuar nesse imperdível espetáculo, que no fim de semana seguinte avoa para a sala Funarte e em agosto ruma para o Festival de Teatro Cena Contemporânea.
_________________
SERVIÇO:
TETO E PAZ – 25, 26 e 27 de maio, às 20h, com entrada franca, no Espaço Imaginário Cultural (QS 103, Cj 5, Lote 5/, Samambaia Sul).
No Teatro Plínio Marcos/Funarte: 2 e 3 de junho, às 21h, e no dia 4/6, às 20h; ingressos R$10 e R$20. Apoio: FAC/DF. Facebook: Meninos da Guerra.