"A vida é de quem se atreve a viver".


Erwin Wurm
Artista austríaco Erwin Wurm no CCBB Brasília

A mostra “O Corpo é a Casa” será inaugurada dia 21/4, com obras interativas e conceituais, que desafiam e distorcem, com humor, as formas presentes no dia a dia. Curadoria de Marcello Dantas. A exposição ficará em cartaz até o dia 26/6. Entrada franca.

O trabalho do artista contemporâneo austríaco será exibido pela primeira vez no Brasil e é destinado a todos que gostam tanto de arte conceitual quanto interativa.

A arte de Erwin Wurm desafia formas tradicionais encontradas em nosso cotidiano. Carros, casas e sofás ganham aspectos distorcidos e expandidos representados em esculturas, vídeos, instalações, performances e intervenções – para desafiar formas tradicionais presentes no dia a dia.

O humor permeia o universo de Wurm, que também é repleto de crítica ostensiva à sociedade de consumo e à cultura contemporânea.

Segundo o artista, o humor leva as pessoas a olhar para as coisas com mais cuidado. Wurm também coloca a interação do espectador como o ingrediente mais importante de sua arte.

A exposição é composta por cerca de 40 obras e dentre os destaques estão a Casa gorda (2003), com dimensões gigantescas e quase 2 toneladas de peso. 

Na série "O artista que engoliu o mundo", haverá uma seleção de trabalhos que discute a presença do artista em sua obra; já na Esculturas de um minuto os visitantes têm a oportunidade de interagir e transformar-se em obras instantâneas.

Dentro de casa e Comida são outras séries que fazem parte da exposição, juntamente com treze vídeos do artista, que estarão distribuídos nos diversos espaços do CCBB.

A experiência das obras de Erwin Wurm é menos uma contemplação formal de seus significados ou uma crítica feroz à sociedade de consumo - embora inevitavelmente elas também demandem isso -  é mais uma maneira de extrair do espectador deleite e senso de humor.

Sobre Erwin Wurm

Nasceu em Bruck an der Mur, Áustria (1954), onde vive e trabalha entre as cidades de Viena e Limberg.

O artista apresentará na 57 ª Bienal de Veneza, em 2017, a exposição intitulada Pavilhão de Luz.

É a quarta vez que ele participa desta Bienal. Ganhou exposições individuais em instituições consagradas pelo mundo como o Museum für Moderne Kunst (Berlim), Museum der Moderne (Salzburg), MACRO – Museo d‘Arte Contemporanea (Roma), Museum of Contemporary Art (Sydney), Peggy Guggenheim Collection (Veneza) Palais de Tokyo (Paris), Fundación Joan Miró, (Barcelona), The Photographers Gallery (Londres), MAK - Center for Art and Architecture (Los Angeles),  Städel Museum (Frankfurt), entre outros. Participou de dezenas de exposições coletivas, incluindo as mais importantes bienais como Veneza (quatro vezes), Lyon, Sevilha, Lüttich, Bucharest, Taipei, Liverpool, Montreal, Sydney e São Paulo, entre outras.
 
Sobre Marcello Dantas

O curador Marcello Dantas é o responsável por algumas das principais mostras de arte realizadas no Brasil, entre elas Invento: As Revoluções que nos Inventaram; CRU | Comida, transformação e arte; CICLO – Criar com o que Temos; Bossa na Oca, sobre os 50 anos da Bossa Nova; Roberto Carlos - 50 anos de música.
 
Dantas é ainda responsável por inovar o conceito de museologia atual, trazendo doses sem precedentes de inovação, em Museus como o Museu da Língua Portuguesa, Museu do Caribe na Colômbia, Museu das Minas e do Metal com vistas a oferecer aos visitantes o que ele chama de "uma experiência de imersão total".  Em 2016 assumiu o desenvolvimento do projeto Japan House do governo do Japão em São Paulo, marcado para abrir em 2017.
 
SERVIÇO
Exposição do artista contemporâneo Erwin Wurm: O Corpo e a Casa
Curadoria de Marcello Dantas
Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília
Período da exposição: De 21 de a abril a 26 de junho de 2017
De quarta a segunda (fecha na terça), das 9h às 21h
Galeria I, II, Pavilhão e Caixa D´água

O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a segunda-feira. Consulte todos os locais e horários no site e no Facebook.

O Centro Cultural também oferece transporte gratuito para escolas públicas, ONGs e instituições assistenciais do DF e entorno mediante agendamento pelo número 3108-7623 ou 3108-7624.

CCBB Brasília fica no SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: (61) 3108-7600

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos