O documentário da TV Câmara “Leitores sem Fim”, dirigido pelo jornalista Beto Seabra, em 2016, foi premiado como Melhor Documentário da I Mostra de Documentários das TVs Legislativas da ASTRAL (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas).
O programa relata histórias de pessoas que tiveram a vida modificada pelo hábito da leitura e mostra como ampliar os espaços públicos para este fim, baseado em experiências inovadoras bem sucedidas.
Uma moradora de rua que não sabe ler, mas que não arreda o pé da Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro. Um gari que se apaixonou pelos livros, virou escritor e hoje grava áudio livros para deficientes visuais.
Uma menina pobre que se inspirou em um livro de literatura infantil para virar bailarina e hoje é professora de dança na comunidade carente onde cresceu.
A partir da realidade de bibliotecas públicas localizadas em regiões de baixa renda no Rio de Janeiro, o documentário mostra o novo modelo que se pretende criar de espaços culturais, baseado na experiência exitosa das Bibliotecas Parque da Colômbia.
O documentário mostra também a situação da leitura no Brasil e o esforço de parlamentares para universalizar as bibliotecas escolares no país.
Ao contar histórias de vida e o debate político sobre o tema da educação e da leitura, o vídeo aponta saídas para os problemas da violência urbana e da baixa escolaridade entre jovens.
Ficha técnica:
Direção e Roteiro – Roberto (Beto) Seabra
Produção: João Gollo
Edição e Finalização: Guem Takenouchi
Direção de Fotografia: Kátia Coelho
Imagens: Flávio Estevam
Assistente de Câmera e Som Direto: Alessandro Palmier
Videografismo: Diego Cajueiro e Pedro Mafra
Pesquisa: João Gollo e Roberto Seabra
Trilha Sonora Original: Alberto Valério
Duração: 37 minutos
Realização: TV Câmara, fevereiro de 2016.