Lançamento dia 7 de novembro, 19h, no Auditório da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPS), que fica na Rua General Jardim, 522, Vila Buarque (próximo à Estação República do Metrô).
O autor Michael Löwy dará uma aula aberta e, após, autógrafos no lançamento do livro.
Michael Löwy é brasileiro, filho de imigrantes judeus de Viena (Áustria), nasceu em São Paulo, cidade em que passou sua infância e adolescência.
Em 1960, formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, tendo sido colega de Roberto Schwarz e Gabriel Bolaffi. No ano seguinte, partiu para a França, onde estudou sob a orientação de Lucien Goldmann, concluindo o Doutorado em 1964, com uma tese sobre a Revolução comunista na obra do jovem Karl Marx.
Após alguns anos vivendo em Israel, Löwy retornou à França em 1968, passando a trabalhar na Université de Paris VIII como assistente de Nicos Poulantzas. Em 1976, obteve o doctorat d’État com uma tese sobre a evolução política do jovem Lukács.
Nos anos 1950-1960, fez parte da Liga Socialista Independente, organização que contava com Hermínio Sacchetta entre seus dirigentes. Em 1968, associou-se à Quarta Internacional, tornando-se membro da Primeira seção, a Ligue Communiste.
Em sua militância revolucionária, Löwy esteve constantemente atento às lutas sociais e organizações políticas de esquerda, das Ligas Camponesas ao MST.
A partir de 2013, passou a coordenar a coleção "Marxismo e literatura" da Editora Boitempo em conjunto com Leandro Konder. No final de 2014, com a morte de Leandro, assumiu a coordenação integral da coleção.