A 8ª edição do Brasília International Film Festival (BIFF), que acontece em Brasília de 23 a 30 de setembro, terá como grande homenageada a diretora belgo-francesa Agnès Varda.
Falecida em 2019, Varda é referência da Nouvelle Vague e do cinema mundial. Única mulher a ganhar a Palma de Ouro honorária e a primeira diretora a ganhar o Oscar pelo conjunto da obra em 2017.
Para essa homenagem o BIFF criou uma mostra especial com exibição de seis filmes de longa e curta duração, seguidos de debates. Entre eles estão: Visages, Villages, Cléo de 5 às 7, Elsa la rose, Ô saisons, ô chateaux.
A Mostra Agnés Varda é apenas uma das que fazem parte da programação desta edição do Festival, que conta, ainda, com a mostra competitiva com filmes do Brasil, Espanha, Eslovênia, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Japão, México e Rússia. Todos os filmes selecionados foram rodados em 2020 e 2021. Neste ano haverá também a mostra BIFF Junior, com exibição de produções para o público infanto-juvenil.
“Foram inscritas mais de três mil produções, que passaram por um recorte da curadoria que assistiu mais de 800 longas metragens e escolheu cerca de 50 filmes que serão exibidos durante o BIFF e que, dificilmente chegariam às salas de cinemas de Brasília e do Brasil”, afirma a diretora geral do evento, Anna Karina de Carvalho, que comemora a volta do evento no formato presencial.
Outra novidade desta edição do BIFF é que ele irá contemplar a Grande Brasília, com exibições no Cine Brasília, 504 Sul, SescDF Ceilândia, Planaltina, Taguatinga e Complexo Cultural de Planaltina. Todas as atividades têm entrada franca.
O evento de abertura da 8ª edição do BIFF - Brasília International Film Festival acontece no dia 23 de setembro no Cine Brasília.
Veja toda a programação do 8º BIFF aqui:
#biff #8biff #brasiliainternationalfilmfestival
#festivaldecinema
#festivaisbrasilia #cinemabrasilia