"A vida é de quem se atreve a viver".


A música e a dança popular na aprendizagem das artes cênicas

Inês Ulhôa –

Agende aí. Dia 25 de janeiro, às 16h, será transmitido no canal do YouTube da Editora UnB, lançamento virtual da obra A música e a dança popular na aprendizagem das artes cênicas: jogos rapsódicos, de Luís Carlos Laranjeiras. Participação especial de Ricardo Dourado Freire, professor no Instituto de Artes/UnB, Ingrid Dormien Koudela, professora associada/USP/ Artes Cênicas e tradutora de literatura alemã.

O longo currículo de Laranjeiras no mundo das artes cênicas dá o tom dessa obra ímpar e complexa que deixa uma marca inestimável na história da dança e da música na prática do teatro na educação. 

A proposta dessa obra é apresentar um programa de ensino e prática do teatro, com quatro jogos rapsódicos de aprendizagem das artes cênicas, com as instruções, letras, ritmos, músicas e partituras dos Cocos, das Cirandas, das brincadeiras de roda e dos Sambas rural e de Caboclo, com uma abordagem interdisciplinar para a estética do teatro musical popular brasileiro e a aprendizagem do atuante.

De acordo com o autor, o jogo rapsódico é uma tentativa de sistematizar e organizar tais práticas artísticas e os saberes e experiências das tradições populares para integrá-los como brincadeiras musicais, corporais e narrativas aos processos criativos e pedagógicos das artes cênicas. 

“Violas, tambores e flautas, pé, cintura, voz e palma; cordas, couros e sopros, pés, cinturas, palmas e vozes poéticas do Brasil – eis a síntese instrumental e a síntese corporal-musical das ‘anscestralidades brasileiras, as teatralidades ancestrais, conjunto de danças, músicas e brincadeiras das tradições musicais, corporais e narrativas afro-brasileiras, ameríndia/indígenas e luso-ibéricas, que traduzem as referências artísticas e pedagógicas e a significação cultural dos jogos rapsódicos”, resume Laranjeiras.
__________________
Youtube da Editora UnB
https://www.youtube.com/watch?v=rGcaYE7eyVg

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos