O filme, dirigido pela cineasta Maria Maia, um registro documental da primeira caravana do ex-presidente Lula, será exibido on-line de 17/3 a 23/3 no site do Festival Internacional de Cinema de Santos - Santos Film Fest.
Guiado pelas figuras de Antônio Conselheiro e Luiz Inácio Lula da Silva, o documentário parte da "Caravana da Cidadania Contra a Fome - Viagem ao Brasil Real", realizada em 1993, quando o ex presidente refez a viagem feita na infância, saindo de Garanhuns e chegando a São Paulo.
O longa foi filmado em Monte Santo e Canudos, mesma região que Euclides da Cunha visitou e descreveu em Os Sertões e onde Glauber Rocha filmou Deus e o Diabo na Terra do Sol. Com imagens históricas, o filme mostra Lula nos comícios e em conversas ao pé do ouvido com o povo, momentos em que ele, segundo a diretora, escutava as demandas do sertão.
3 Refeições percorre ainda a década de políticas públicas contra a fome no país, a partir de 2003, com Lula já na Presidência da República. Maria Maia entrevistou personalidades que sobressaíram nessa luta do combate à fome. Entre eles, João Pedro Stédile, líder do MST, Patrus Ananias e Tereza Campello, ministros na gestão Lula.
O festival selecionou também o longa Sônia e Lygia, outro filme de Maria Maia. Misto de ficção e documentário, este filme apresenta as memórias das irmãs multiartistas Sonia Lins e Lygia Clark, influenciadas na infância pelo avô Edmundo Lins. Intelectual e ministro do STF, com suas brincadeiras e espírito libertário, Lins despertou nas netas o sentido da arte que as levariam para suas criações artísticas.
Realizado em 2020, ano em que se comemorou o centenário de Lygia Clark, considerada uma das fundadoras da arte contemporânea brasileira e um dos principais nomes do movimento neoconcretismo, o filme traz um tom intimista e lírico, pautado pelas sensibilidades opostas, mas complementares e fascinantes, das irmãs.
A Diretora
Maria Maia é uma cineasta brasiliense nascida no Acre, graduada em Sociologia e Antropologia e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB). Poeta e cineasta, realizou 63 filmes, entre curtas, médias e longas, tendo trabalhado 20 anos como roteirista e diretora de filmes na TV Senado, onde produziu títulos de grande importância e sobre personagens da grandeza de Claude Lévi-Strauss, Candido Portinari, Glauber Rocha, Darcy Ribeiro, Chico Mendes, entre outros.
Também produziu filmes independentes, como os curtas Inferno e paixão; Espelhos Abomináveis; Deuses no Juruá (em codireção com Rogério Sganzerla); e os longas 3 Refeições e Sonia e Lygia. Ao longo de sua trajetória, teve filmes exibidos em mostras e festivais no Brasil, Londres, Paris, Capbreton (França), Milão, Buenos Aires e Los Angeles.
Santos Film Fest
Considerado o maior evento do gênero no litoral paulista e presente no calendário oficial da cidade, o Santos Film Fest ocorre desde 2016 e visa promover o cinema, especialmente o nacional; o resgate histórico; a formação de público; a democratização de acesso à cultura e o intercâmbio entre cidades e países. Anualmente são também homenageados grandes profissionais do audiovisual brasileiro.
Nesta edição especial, que será realizada on-line e gratuita entre os dias 16 e 23 de março, o Festival dá protagonismo à presença de mulheres no mercado audiovisual e homenageia Adélia Sampaio, primeira cineasta negra do Brasil.
Ao longo do festival, serão apresentados 75 filmes dirigidos ou produzidos por mulheres, entre curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, divididos em diversas mostras e categorias. E ainda promoverá um bate-papo nas redes sociais com os diretores para falarem sobre a produção dos seus filmes. Os filmes estarão liberados a partir do dia 17/03 no link do Festival.