"A vida é de quem se atreve a viver".


O autor, Hernán Ouviña, destaca nos textos de Rosa Luxemburgo a abordagem de temas caros para a militância do século XXI, como ecossocialismo, antipatriarcalismo, anticolonialismo e internacionalismo
Rosa Luxemburgo e as lutas pela emancipação na América Latina

No mês em que se completam os 150 anos de nascimento de Rosa Luxemburgo, a Editora Boitempo lança o livro Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política, do cientista político Hernán Ouviña. A ativista política, filósofa e economista marxista polaco-alemã nasceu no dia 5/3/1871 e morreu, assassinada por um grupo paramilitar, em Berlim, no dia 15 de janeiro de 1919.

Esse livro oferece uma introdução à vida e obra da pensadora, revelando o potencial de seus escritos para o contexto político latino-americano. Ouviña destaca nos textos de Rosa a abordagem de temas caros para a militância do século XXI, como ecossocialismo, antipatriarcalismo, anticolonialismo e internacionalismo, além da valorização das formas de vida comunitárias e não capitalistas.

“Sem perder de vista as contribuições teóricas da autora, Hernán indica como a trajetória política de Rosa pode ajudar a recriar a luta emancipatória na contemporaneidade, a partir de uma compreensão da teoria marxista não como um sistema acabado a ser ´aplicado´, mas como uma caixa de ferramentas e um estímulo para o pensamento crítico e a ação disruptiva”, descreve a editora brasileira.

Os capítulos deste livro buscam abrir uma janela por onde espreitar as diferentes inquietações e urgências que, para Rosa, remetem a problemas candentes e núcleos traumáticos que precisam ser discutidos, encarados e resolvidos de forma coletiva e sem receituário prévio para a construção do socialismo como um projeto civilizatório alternativo.

Trecho do livro

“Rosa navega na contracorrente e, apesar de tais adversidades, exercita uma militância criativa de qualquer ângulo que se observe. Assume sua condição subalterna para superá-la e fazer dessa possível limitação uma virtude autoafirmativa, trincheira onde se protege e luta a plenos pulmões, contra ventos e marés. Rompe cada um dos mandatos que a sociedade lhe pretende impor e pratica com extrema ousadia um ativismo febril e intransigente, sempre em favor dos/as mais fracos/as ou subjugados/as por esse sistema. E, para os inimigos, recomenda um método infalível que sempre dá bons resultados: “Polegares nos olhos e joelhos no peito!”.

Sobre o autor

Hernán Ouviña (na foto, acima) é graduado em ciência política e doutor em ciências sociais pela Universidade de Buenos Aires (UBA), professor da Faculdade de Ciências Sociais da UBA e pesquisador do Instituto de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da mesma instituição. É autor e organizador de livros e materiais voltados para o pensamento crítico e a realidade latino-americana, entre eles Zapatismo para principiantes (2007); Gramsci y la educación: pedagogía de la praxis y políticas culturales en América Latina (2011) e Reinventar a los clásicos: las aventuras de René Zavaleta Mercado en los marxismos latinoamericanos (2018).
_______________
Ficha técnica
Título
: Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política: uma leitura latino-americana
Autor: Hernán Ouviña
Tradução: Igor Ojeda
Prefácio: Silvia Federici
Coedição: Boitempo/Fundação Rosa Luxemburgo
Preço: R$ 41
Preço e-book: R$ 29

NdoE: Leia mais sobre Rosa Luxemburgo no site Wikipédia clicando aqui

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos