"A vida é de quem se atreve a viver".


Escritores de Brasília que participam da "Coletânia Literária Águas e d´ilê"
Coletânea literária “Águas d’ilê” nasce em meio à pandemia

O lançamento do livro Águas d’ilê será realizado em live no dia 15 de janeiro, às 19h, no canal www.youtube.com/cristianesobral. A coletânea reúne 18 contistas de diversas cidades brasileiras.

Em meio a uma pandemia mundial sem precedentes nasce a antologia literária Águas d’ilê, inspirada na força feminina e matriarcal negra representada por Oxum. A obra, organizada pela escritora e atriz Cristiane Sobral e pelo artista visual Ricardo Caldeira, reúne narrativas de 18 contistas, com formações diversas e de várias cidades brasileiras, inclusive do Distrito Federal. O livro faz parte do selo editorial Aldeia de Palavras.

Os autores discursam sobre afeto, matriarcado, racismo e oralidades no espaço social comum, a partir de uma perspectiva ancestral africana e indígena.

Com o tema central Águas d’ilê, o livro é um convite para que as pessoas mergulhem em histórias e vivências. A escritora, organizadora da antologia, Cristiane Sobral, afirma: “A água abundante na esfera planetária é fonte de vida e de expressão. Como trama essencial, aqui ostentamos as águas de ler, com uma pluralidade de vozes necessárias que transcendem silêncios seculares com dignidade, reafirmando equidade para existências vilipendiadas, dignas das primazias terráqueas”.

A capa do livro é de Nelson Inocêncio, artista visual e professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UnB. O prefácio é de Luana Reis, doutoranda em Literatura na Universidade de Pittsburgh, EUA, ambos pesquisadores em expressões culturais de matrizes africanas em diáspora. Entre as escritoras, as moradoras do DF estão Cristiane Sobral, Gabriela Furtado, Miriam Bispo, Letícia Érica Ribeiro e também Ricardo Caldeira.

Essa obra é resultado de um curso on-line de formação literária que aconteceu durante a quarentena, conduzido pela escritora e atriz Cristiane Sobral. Paralelamente, os participantes tiveram oficina de apresentação profissional e produção gráfica para escritores, conduzida pelo co-criador e diretor de arte do projeto, Ricardo Caldeira. A produção cultural é de Alyne Lima.

Os escritos da antologia são dos autores: Alyne Lima (Brasília- DF), Cax Nofre (São Paulo - SP), Cristiane Sobral (Brasília - DF), Denise da Costa (Fortaleza - CE), Gabriela Furtado (Brasília - DF), Joseane Cantanhede (São Luís - MA), Kátia Rocha (Salvador - BA), Letícia Érica Ribeiro (Brasília - DF), Mirian Bispo (Sobradinho – DF), Patrícia Aniceto (Santos Dumont -  MG), Ricardo Caldeira (São Sebastiao - DF), Sarah Muricy (Campo Grande - MS), Sheila Martins (Rio de Janeiro- RJ), Silvia Carvalho (Rio das Ostras - RJ), Tânia Cerqueira ( Salvador - BA), Thalles do Nascimento Castro (Juiz de Fora - MG), Toni Edson (Aracaju - SE) e Viviane Martins (Campos – RJ).

Obra inaugura selo editorial Aldeia de Palavras

A antologia Águas d’ilê inaugura o selo editorial Aldeia de Palavras, de Cristiane Sobral. Um dos objetivos dessa iniciativa é a inserção de novos escritores e escritoras no mercado das letras. Esse é um movimento simbólico produzido no ano em que Cristiane Sobral comemora os 20 anos da primeira publicação nos Cadernos Negros 23, organizado pelo grupo Quilombhoje Literatura (SP). Na época, estreou com o poema “Não vou mais lavar os pratos”.

“A força motriz do projeto nasceu da necessidade de romper silêncios históricos considerando os caminhos estéticos das escrituras e o compartilhamento de experiências no mercado editorial ainda tão restrito para a população negra e periférica, especialmente para mulheres negras”, diz Cristiane Sobral.

Serviço:
Lançamento virtual do livro Águas d’ilê
Data: 15 de janeiro às 19
Canal: www.youtube.com/cristianesobral
Valor do livro: R$ 40 – pedido de compras pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo whatsapp (61) 9 9153-1883 ou (61) 9 9294-5511 (Alyne Lima).

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos