"A vida é de quem se atreve a viver".


Fachada do Santuário Dom Bosco, famoso por seus vitrais, foi projetado pelo arquiteto Carlos Alberto Naves. É uma das Sete Maravilhas do Patrimônio Cultural de Brasília
Exposição “Brasília em Linhas” no Espaço Lúcio Costa

Sessenta obras do artista plástico Jailson Belfort homenageiam os 60 anos da Capital Federal. Exposição será aberta amanhã, 4/12, e a visitação será sempre de sexta a domingo, das 9h às 15h, no Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Entrada franca

Brasília em Linhas é a mais recente exposição do artista plástico Jailson Belfort. A mostra composta de 60 (sessenta) obras feitas com esferográficas homenageia os 60 anos da Capital Federal e retrata seus principais monumentos e ícones.

A exposição destaca lugares e paisagens marcantes da cidade numa abordagem criativa feita pelo artista maranhense. Cada arte retrata Brasília por meio de milhares de traços. Belfort evidencia a precisão, a dedicação e a atenção aos detalhes numa técnica única e inovadora. Para esta composição, utilizou-se linhas, curvas e texturas variadas, inspiradas pela beleza e simplicidade brasiliense.

“As obras apresentam um ponto turístico retratado em duas tonalidades. A cor viva representa o céu icônico da cidade. A neutra, revela detalhes do monumento, num efeito de Gestalt que brinca com os elementos de luz, sombra, figura, fundo e ângulo”, explica o artista.

O Espaço Lúcio Costa integra o Centro Cultural Três Poderes. O local, idealizado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1992 para comemorar os 90 anos do arquiteto e urbanista Lúcio Costa.  As obras criadas por Jailson Belfort para a exposição comemorativa “Brasília em Linhas” foram inspiradas nos traços de Niemeyer e Lúcio Costa. Uma proposta harmonizada com o Espaço Lúcio Costa.

Quem é Jailson Belfort - Natural de São Luís (MA), o artista plástico começou a desenhar na infância, tendo como referência o apresentador de TV e desenhista Daniel Azulay (1947-2020). É formado em Design, pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou com Publicidade e Propaganda, em agências, onde foi designer gráfico, ilustrador e diretor de arte. Essa trajetória o levou ao universo dinâmico da comunicação visual, e sua sensibilidade às imagens do cotidiano, que foi tomando forma de arte ao longo de décadas de carreira. Já realizou a exposição “Caneta Criativa”, no Supremo Tribunal Federal (Brasília, 2018) e “Brasilidade”, no Arte Core - Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro, 2019).

Usando canetas – “Após vários anos trabalhando com artes no computador, como designer gráfico, o artista voltou a desenhar à mão livre, desafiando-se a utilizar apenas canetas esferográficas, produzindo um conjunto de telas e desenhos criativos bem elaborados, explorando ao máximo os recursos das canetas. Por usar apenas tinta permanente, Belfort ousa e não tem medo de se expressar e se divertir com texturas, sombras e perspectivas. Ao desenhar com caneta, ele ´corre riscos´, pois os traços não podem ser apagados, corrigidos ou desfeitos. Um encontro de liberdade criativa e técnica apurada”.


___________________
Serviço:
Exposição Brasília em Linhas
Autor: Artista plástico Jailson Belfort
Local: Espaço Lúcio Costa - Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF
Abertura: 4 de dezembro de 2020
Visitação: sempre de sexta a domingo, das 9h às 15h.
Entrada franca - Livre para todos os públicos
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos