"A vida é de quem se atreve a viver".


Para conhecer a pessoa e a obra de Engels recomenda-se a leitura do livro "Comunista de Casaca", de Tristam Hunt
O bicentenário do nascimento de Friedrich Engels

Luiz Philippe Torelly –

Há exatos 200 anos nascia na Alemanha Friedrich Engels (28/11/1820), cuja obra e nome passaram a formar um binômio com Karl Marx. Oriundo de família da alta burguesia alemã, desde jovem compreendeu a exploração à qual os trabalhadores estavam submetidos e o conceito da mais-valia, que era expropriada pelo capital.

Engels escreveu O problema da habitação e das grandes cidades, inaugurando a crítica aos malefícios da urbanização desenfreada. Se olhar a estante de um arquiteto e não encontrar esse livro, desconfie. Outra obra prima é A origem da família, da propriedade privada e do estado, leitura obrigatória para qualquer pessoa que se interesse por história e ciências sociais.

Após a morte de Marx, Engels não só cuidou de sua família como foi o responsável por concluir e editar os volumes 2º e 3º do O Capital, obra-prima do pensamento econômico e social até a atualidade.

Quem quiser conhecer mais de perto a pessoa e o trabalho de Engels, recomendo a leitura do livro Comunista de Casaca, de Tristam Hunt.

Veja e ouça uma publicação correlata aqui

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos