Alexandre Dias –
Em homenagem aos 61 anos de morte de Heitor Villa-Lobos (17/11), o Instituto Piano Brasileiro (IPB) criou uma playlist inédita com sua obra completa para piano no formato de vídeo-partitura, isto é, com todos os áudios minuciosamente sincronizados com suas respectivas partituras, compasso a compasso.
Isto foi um trabalho extenso realizado ao longo de cinco anos, praticamente desde a criação do IPB, e que terminamos recentemente.
São 239 vídeos contendo todas suas obras para piano que já foram gravadas, incluindo as icônicas Impressões seresteiras e Valsa da dor, Rudepoema e Amazonas. Composições infantis como as Cirandinhas e Petizada, O gato e o rato e a Valsa-scherzo, e o Guia prático completo, com suas 138 fantásticas miniaturas.
Também estão incluídas algumas transcrições, como a que Souza Lima fez do Trenzinho do caipira, e as que Vieira Brandão fez dos Prelúdios e todas as obras para piano e orquestra que já foram gravadas, incluindo os 5 Concertos e o Choros N° 11 (a única ausência notória é a Suíte para piano e orquestra, que ainda não foi gravada comercialmente).
As gravações utilizadas foram variadas, realizadas em diversas épocas por diferentes intérpretes, muitos registros históricos por pianistas que conheceram Villa, e que até receberam obras dedicadas a eles, como Arnaldo Estrella, Felicja Blumental, Magda Tagliaferro e José Vieira Brandão.
Os vídeos estão ordenados por popularidade, ou seja, os do topo são os mais acessados do canal.
Deixamos aqui nosso imenso agradecimento a cada um dos 328 assinantes do IPB, que acreditam no valor do piano brasileiro, e nos permitem realizar ações como esta, que requerem grande fôlego.
Considere apoiar o IPB com qualquer valor mensal, para que possamos criar outras playlists similares clique aqui
Link para a playlist no Youtube – clique aqui