"A vida é de quem se atreve a viver".


Quadro “A Pátria” (1919), de Pedro Bruno
Uma viagem da Independência à República

Nilo Bairros -

O Museu do Senado está no ar com uma mostra virtual que conta a história desde a Independência do Brasil (1822) até a proclamação da República (1889). São 15 “galerias” virtuais, antecedidas por um amplo painel de apresentação. Com a ajuda de vídeos, obras de arte, fotografias, charges da época, documentos históricos, mapas e gráficos, a exposição reconstitui o Brasil do século 19, começando pelo processo que levou à queda da monarquia.

O curador da exposição, José Dantas Filho, professor de História e consultor do Senado, informa que “o material mostra como um regime político apoiado na monocultura do café e no poder dos grandes proprietários de terras se tornou obsoleto para atender às aspirações de uma população que se urbanizava e na qual novas elites pregavam maior autonomia em relação à Coroa portuguesa.”

A segunda parte da viagem virtual, mostra ao “visitante” que a República nasceu da incapacidade do Império para satisfazer demandas de novos segmentos sociais, que emergiram a partir da decadência da escravidão e do desenvolvimento dos serviços urbanos.

A exposição “foi produzida para rodar em qualquer tipo de computador ou celular”, destaca o coordenador do Museu do Senado, Alan Silva. “Buscamos o caminho da simplicidade, valorizando os conteúdos no lugar dos recursos visuais de ponta, para alcançar o máximo possível de visitantes, inclusive aqueles que não dispõem de internet rápida ou de equipamentos de alta performance. Nosso principal objetivo é levar a história ao cidadão”, concluiu.

Ao longo da narrativa, os visitantes encontrarão dicas de livros que podem ser baixados gratuitamente da Livraria do Senado, além de minuciosas referências para as fontes utilizadas na exposição – praticamente todas elas, disponíveis na Biblioteca e no Arquivo do Senado.
________________
Serviço:
Exposição virtual: Brasil: da Monarquia à República - que pode ser vista neste link aqui
Mais informações, acesse aqui

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos