De 21 a 26 de abril acontece o 7º Brasília International Film Festival. Esse é o maior festival internacional de cinema do Centro-Oeste, totalmente online, com mostra competitiva. Filmes premiados em importantes festivais internacionais e grandes estreias.
As exibições serão feitas por meio do site www.biffestival.com com suporte do Looke, a maior plataforma brasileira de distribuição de vídeos via streaming. O filme de abertura, amanhã, 21/4, é o inédito Anna Karina, para você lembrar, de Dennis Berry, disponível no site do festival de 19h30 às 23h59.
Para assistir, basta clicar no filme da mostra e, após preencher um cadastro, ter acesso a toda programação diária gratuitamente. A maior parte dos filmes estará disponível durante todo o período de duração do festival, mas alguns títulos só poderão ser acessados em horários pré-determinados. O conselho é para seguir a sugestão da programação ofertada pelo festival e participar da votação popular.
Haverá também uma mostra especial “Tributo Kirk Douglas”, com a exibição de alguns dos maiores sucessos da carreira do ator. Programação para crianças e adolescentes com o inédito Biff Júnior, o braço teen do festival.
Serão quatro mostras – Competitiva, Grandes pré-Estreias, Spotlight Brasília e Homenagem a Kirk Douglas, além do inédito Biff Júnior, apresentando uma programação especialmente criada para o público teen.
Coube à equipe do 7º Biff transformar o que viria a ser um empecilho, a pandemia do Covid-19, que obriga as pessoas a ficarem em isolamento, em motor de maior alcance do festival. Com acesso livre pela internet, espectadores de todo o Brasil poderão assistir aos filmes selecionados para o festival, que tem direção geral e curadoria da jornalista, produtora e cineasta Anna Karina de Carvalho.
Além da realização online - mantendo a Mostra Competitiva completa -, o 7º Biff apresenta outras novidades, como o Biff Júnior, que oferece uma programação especial com atrações voltadas para crianças e adolescentes, e as mostras Grandes Pré-Estreias e Spotlight Brasília. A primeira apresenta títulos premiados em alguns dos maiores festivais de cinema no mundo e inéditos no Brasil e na América Latina. A segunda dedica-se a mostrar um pouco do cinema produzido no Distrito Federal.
Seguindo a proposta original do festival – que sempre presta homenagem a grandes mestres do cinema mundial – a sétima edição reverencia o grande ator, autor e diretor Kirk Douglas, apontado como um dos maiores nomes do cinema hollywoodiano, falecido em fevereiro passado, aos 103 anos de idade. O curador Mario Abadde selecionou cinco filmes que percorrem a trajetória de Douglas, apresentando sucessos como “Spartacus” e “Sede de Viver”.
O 7º Biff acontece em parceria com a empresa Encripta, patrocinadora do festival, que garante acesso ao conteúdo através da Looke, plataforma de Video on Demand, a maior e mais completa plataforma de distribuição de conteúdo protegido da América Latina. O Biff 2020 tem ainda o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e conta com o apoio cultural da Rede Globo, Canal Brasil, Xyz, Druzina Content, Fênix Filmes, Embaixada da França e Ligocki Entretenimento. Parceiro oficial: Sesc.
Programação:
21/4 – terça-feira
Filme de abertura: Anna Karina, para você lembrar (Anna Karina, souviens tois), de Dennis Berry - disponível de 19h30 às 23h59
Competitiva - Blue Girl, de Keivan Majidi
Biff Júnior - O livro de Lila (El libro de Lila), de Marcela Rincón
Spotlight Brasília - Cano Serrado, de Erik de Castro
Tributo Kirk Douglas - A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the hole), de Billy Wilder
22/4 – Quarta-feira
Competitiva - Fendas, de Carlos Segundo
Competitiva - Mapa de Sonhos Latinoamericanos (Mapa de Sueños Latinoamericanos), de Martín Weber
Biff Júnior - Peixonautas: o Filme, de Célia Catunda, Kiko Mistrogiro, Rodrigo Eba
Spotlight Brasília - O Tesouro Esquecido, de Tom Ehrhardt
Grandes pré-estreias - Um Sonho de Família (Magari), de Ginevra Elkann
Tributo Kirk Douglas - Sua Última Façanha (Lonely are the Brave), de David Miller
23/4 – Quinta-feira
Competitiva - Hálito Azul (Blue Breath), de Rodrigo Areias
Competitiva - Encantado, o Brasil em Desencanto, de Filipe Galvon
Biff Júnior - Mortadelo e Salaminho em Missão Inacreditável (Mortadelo y Filemón contra Jimmy el "Cachondo"), de Javier Fesser
Grandes Pré-Estreias - Uma Lição de Amor (Drôle de père), de Amélie van Elmbt
Tributo Kirk Douglas - Sede de Viver (Lust for Life), de Vincente Minnelli e George Cukor
24/4 – Sexta-feira
Competitiva - The French Teacher - Um Amor a Três, de Stefania Vasconcellos
Competitiva - Corpus Christi (Boże Ciało), de Jan Komasa
Biff Junior – CRSHD, de Emily Cohn
Grandes Pré-Estreias – Liberté, de Albert Serra - disponível a partir de 19h
Tributo Kirk Douglas - Assim Estava Escrito (The Bad and the Beautiful), de Vincente Minnelli
25/4 - Sábado
Competitiva - Me leve para um lugar legal (Take Me Somewhere Nice), de Ena Sendijarević
Biff Júnior - Um Herói Especial (Copperman), de Eros Puglielli
Grandes Pré-Estreias - Liberté, de Albert Serra - encerra às 23h59
Tributo Kirk Douglas – Spartacus, de Stanley Kubrick
26/4 - Domingo
Biff Júnior - Ana, de Charles McDougall
Grandes Pré-Estreias - Até que Você me Ame (Hippopotamus), de Edward A. Palmer
Encerramento - Cerimônia de Premiação - disponível a partir de 20h30
____________________
Serviço:
7º. BIFF – Brasília Internacional Film Festival
Data: 21 a 26 de abril de 2020
www.biffestival.com