"A vida é de quem se atreve a viver".


A cerimônia de premiação está programada para o Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul, em Brasília, de 13 a 15 de março.
Filmaê – inscrição de filmes produzidos com celular chega a 1.100

Os 117 finalistas da 2ª edição do Festival de Cinema Filmaê estão disponíveis no site do evento www.filmae.com.br onde, a partir do próximo dia 27/2, terá início a votação popular.

As inscrições do Brasil e do exterior ultrapassaram 1.100 filmes. Realizadores de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal inscreveram 330 filmes e os títulos internacionais são 805, representando 91 países dos cinco continentes.

A cerimônia de premiação está programada para o Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul, em Brasília, de 13 a 15 de março.

Único com essa proposta na América Latina, o Festival de Cinema Filmaê se consolida como espaço democrático e se soma a outras iniciativas com o mesmo perfil espalhadas pelo mundo, como Suíça, Portugal, Espanha, França, Austrália e Estados Unidos.

Curadoria – Dentre os 330 filmes brasileiros inscritos para o festival, o estado com maior número de inscrições foi São Paulo (com 112 filmes), seguido pelo Distrito Federal (47), Rio de Janeiro (26) e Paraná (16). Os filmes abordam temas como Amazônia, a questão indígena, mudança climática, preconceito, autismo, modelo repressor de educação, suicídio, abandono de idosos e muito mais, com uma grande variedade de gêneros, que vai da ficção ao experimental. Os curadores foram Fernando Campos, Guilherme Pastana e Guilherme Carvalho.

Ao contrário dos demais festivais, os espectadores podem votar em categorias técnicas e escolher a Melhor Direção, Melhor Interpretação, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Filme Escolha Popular.

Caberá ao Júri Oficial apontar os melhores filmes em cinco gêneros: Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme Documentário, Melhor Videoclipe, Melhor Reportagem Mojo (Jornalismo Móvel) e Melhor Filme Experimental. O Júri Oficial ainda elegerá o Melhor Filme Infantojuvenil (de 8 a 12 anos) e Melhor Filme Juvenil (13 a 17 anos) e melhor filme do Festival.

Dentre os países que participam de mostra não-competitiva, o que inscreveu o maior número de filmes foi a Índia (102 filmes). Em segundo lugar, os Estados Unidos (89), seguido pelo Irã (com 66 filmes) e Itália (52). Os curadores Joaquim Lima e Lupe Leal selecionaram os títulos que comporão as duas programações especiais a serem exibidas durante o 2º Filmaê.

Ficha técnica:
Evento: 2º Filmaê
Coordenação geral: Fernando Campos
Produção artística: Guilherme Carvalho
Coordenação de marketing: Guilherme Pastana
Direção executiva: Thay Limeira
Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC)

Serviço:
Data: 13 a 15 de março
Local: Espaço Cultural Renato Russo
Mais informações: www.filmae.com.br

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos