"A vida é de quem se atreve a viver".


Bartolomeu Rodrigues disse à imprensa que liberar o FAC 2018 foi apenas a sua obrigação e que o edital de 2020 não está comprometido.
Secretaria de Cultura descancela as verbas do FAC 2018

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, anunciou hoje (15/1), em coletiva de imprensa, o descancelamento do edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) de 2018. Essa decisão injetará R$ 25 milhões em 269 projetos culturais aprovados, mas que tiveram o pagamento suspenso pelo secretário anterior Adão Cândido.

A secretaria da época alegava que os recursos dos editais seriam usados para a reforma do Teatro Nacional, mas o Tribunal de Contas do DF (TCDF) entendeu que o dinheiro não poderia ser utilizado em reformas, mas sim em projetos culturais conforme prevê a legislação que regulamenta o FAC.

De acordo com Bartolomeu, o FAC Áreas Culturais 2018 será executado. A publicação deverá sair amanhã (16/1) no Diário Oficial. “Estou simplesmente cumprindo a minha obrigação”, afirmou o secretário.

Além disso, Bartolomeu afirmou que o orçamento do FAC 2020 não está comprometido. A pasta tem até abril para divulgar os editais do primeiro bloco. "Mas, não vamos esperar. Vamos fazer até o fim de fevereiro, justamente para que a gente possa executar ainda este ano", acrescentou o secretário. 

Participaram da coletiva de imprensa integrantes da Frente Unificada da Cultura do DF, com quem a secretaria abriu diálogo na semana passada. O FAC 2018 foi um dos temas das conversas do secretário com o movimento.

Os recursos do FAC são fundamentais para movimentar a cadeia produtiva cultural da cidade, gerando emprego, renda e espetáculos em todas as áreas artísticas.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos