"A vida é de quem se atreve a viver".


TT Catalão: "Xô bicho intruso, não sou sua presa, nem refém muito menos estou sob seu domínio tosco, infame, escuso". (Foto: Agência Brasil)
Morre o jornalista e poeta TT Catalão

Morreu na madrugada desta quinta-feira (2/1) o jornalista e poeta Vanderlei dos Santos Catalão, mais conhecido como TT Catalão, aos 71 anos, vítima de uma hepatite fulminante e insuficiência renal. O velório será realizado nesta sexta-feira (3/1), a partir das 10h, na 508 Sul e o enterro está marcado para as 16h no cemitério Campo da Esperança.

Além de jornalista, ele era letrista, músico e ativista cultural. TT Catalão deixou o Rio de Janeiro em 1972 e foi para Brasília para se tornar um dos instrumentistas da banda de rock Portal. Depois disso, tornou-se jornalista cultural do Correio Braziliense em vários momentos de sua carreira. Trabalho também no Ministério da Cultura durante o governo Lula. E foi um dos primeiros administradores do Espaço Cultural 508 Sul, onde fundou uma famosa Gibiteca.

O poema que se segue foi um dos últimos trabalhos criativos do poeta e fala se sua luta contra os cânceres. O que o acometeu e o outro que corrói o Brasil, Jair Bolsonaro. O site www.brasiliarios.com se associa aos brasilienses e parentes de TT e homenageia o poeta.

Xô Bicho Intruso

TT Catalão (*) –

não sou sua presa,
nem refém muito menos
estou sob seu domínio
tosco, infame, escuso;

Vaza Bicho Intruso -
esse lugar não é seu, esse
corpo não lhe pertence,
não aceito seu assédio
nem permito seu abuso;

Sai Bicho Intruso -
não sou sua inspiração
nem autorizo seu mau
uso, me esquece que
não sou seu muso;

Suma Bicho Intruso -
dispenso seus apelos
obtusos, seus projetos
sórdidos e confusos,
a vc não me submeto
não me entrego
não me dobro,
não me quedo -
apático - recluso...

Se afasta Bicho Intruso -
a vc, de vc, por vc, em vc:
recuso recuso recuso

_______________
(*) TT Catalão após escrever este poema, fez este PS: “A caminho do meu primeiro dia de um longo tratamento imuno-terápico em solidária companhia de milhares de irmãozinhos e irmãzinhas em lutam contra os cânceres. Na esperança de que Bichos Intrusos também deixem os corpos ambientais, culturais, sociais, econômicos e espirituais do Brasil...com AMOR, sempre, ...quem não se abate: combate!”.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos