O livro Palestina: Do Mito da Terra Prometida à Terra da Resistência, do historiador e especialista em relações internacionais Sayd Marcos Tenorio, será lançado hoje, quarta-feira (4/12), às 18h30, na Biblioteca do Senado Federal. O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahin Alzeben, é uma das autoridades aguardadas no evento.
A obra faz um resgate histórico da Palestina, desde os primeiros habitantes cananeus, as ocupações, guerras e conquistas do país e sua capital, Jerusalém (Al Quds), para desmistificar seu pertencimento aos atuais ocupantes, os sionistas israelenses. Também questiona a legalidade e a legitimidade da partilha promovida pela ONU em 1947 e a eficácia dos Acordos de Oslo, de 1993, entre israelenses e palestinos.
Segundo o autor, esses acontecimentos históricos conduziram a Palestina e o seu povo à encruzilhada em que se encontram hoje, tornando inviável a solução de dois Estados.
Segundo Sayd Marcos Tenório, o conflito na Palestina não é sobre uma disputa político-religiosa entre judeus e palestinos (cristãos e muçulmanos), mas parte de um contexto que se agravou desde a criação do Movimento Sionista Internacional no final do século XIX e da criação do Estado de Israel sem fronteiras definidas, em 1948.
Além de fazer denunciar as violações dos direitos palestinos, a obra traz um histórico do surgimento do Movimento de Resistência Islâmica (HAMAS), e explica como ele se tornou a principal força política e militar da Palestina.
O autor - Sayd Marcos Tenorio é historiador e especialista em relações internacionais. É ativista internacionalista da causa palestina há mais de 30 anos, com diversos artigos publicados sobre temas relacionados à Palestina. É fundador e atual secretário-geral do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) e diretor do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). E-mail do autor: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.