Chega às livrarias o novo livro do cubano Leonardo Padura: O romance da minha vida. Inédito no Brasil, a obra conta a história do exilado Fernando Terry. Após dezoito anos vivendo fora de seu país de origem, Terry consegue autorização para voltar a Cuba por um mês, atraído pela possibilidade de encontrar a lendária e desaparecida autobiografia de José María Heredia, o poeta romântico a quem dedicou sua tese de doutorado.
Nesse retorno a Cuba, o “exilado” aproveitará também para tirar a limpo seu passado e, quem sabe, curar-se do rancor que alimenta há quase duas décadas em razão da expulsão da universidade e o consequente desterro.
Heredia, seu objeto de estudo, foi ele próprio um desterrado: laureado precocemente como o maior poeta da ilha de Cuba, conheceu os deleites da glória e da fama, para repentinamente afundar-se num lodo conspiratório. Romântico incurável, o poeta, que morreu na desgraça aos 36 anos e que doou a própria vida na luta pela liberdade de seu povo, seria tardiamente reconhecido como o fundador da literatura cubana e um de seus mais notáveis frutos.
Neste envolvente romance histórico, Leonardo Padura mescla não só as narrativas do injustiçado professor Fernando Terry com a inconveniente autobiografia romanceada do poeta mas também com a história de seu filho caçula, o elo que explica o paradeiro final desses desaparecidos papéis. O romance da minha vida revela uma outra história de Cuba, sem heróis nem mártires, mas do poder avassalador e corruptivo do capital.
Sobre o autor
Nascido em Havana em 1955, Leonardo Padura Fuentes é pós-graduado em Literatura Hispano-Americana, romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema. O Homem Que Amava os Cachorros é um de seus livros mais famosos no Brasil. Ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana, estrelada pelo investigador Mario Conde, já traduzida em mais de quinze países, vencedora de diversos prêmios internacionais e adaptada para o cinema e a TV. Pelo conjunto de sua obra, Padura recebeu ainda o Premio Nacional de Literatura de Cuba, em 2012; o Princesa de Asturias, da Espanha, em 2015, e o Prêmio Barcino de Novela Histórica, em novembro de 2018. Outras obras do autor: Adeus, Hemingway; Morte em Havana (Máscaras); A neblina do passado; Paisagem de Outono; Um Passado Perfeito; Ventos de Quaresma e Hereges (2015)
Ficha técnica
Título: O romance da minha vida
Título original: La novela de mi vida
Autor: Leonardo Padura
Tradução: Monica Stahel
Páginas: 328
Preço: R$ 54
Editora: Boitempo