Espetáculos brasileiros, da Espanha e França se apresentarão, de 5 a 7 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. O XVII Festival Internacional de Dança Contemporânea é o Dança em Trânsito 2019.
Esse festival itinerante é produzido pelo Espaço Tápias e circula pelo RJ, GO, SC, RS e DF, e será encerrado em Paris (França). O projeto não se limita a espaços convencionais como os teatros, promove ocupação da arte também em paisagens urbanas, levando o fazer artístico para além dos limites de espaços comumente reservados à dança.
Assume um formato que une espetáculos e plateia em um casamento orgânico, transporta o artista para “onde o povo está”, intervindo na pulsação dos ritmos citadinos e na rota dos transeuntes. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o festival ocupa o teatro I e a área externa, espaços de convivência aberta intensamente frequentados pelo público.
Na abertura, dia 5/9, o espetáculo Água, do espanhol Chey Jurado, bailarino/performance, mescla estilos de dança urbana, ocupando o espaço externo. Na sequência, o Ateliê do Gesto, de Goiânia, apresenta Dança Boba, no Teatro do CCBB. O espetáculo traz a construção de danças a partir de jogos de improviso nos corpos de dois intérpretes. Embalados por um universo sonoro recheado de texturas, uma linha dramatúrgica e poética tece camadas que potencializam e revelam a gestualidade construída a partir de uma gestação de afetos.
Na sexta, 6/9, O azul do céu me determina, da companhia carioca Referência em Arte, será encenado na área externa do CCBB, às 19h. A profunda intimidade de Manoel com as coisas da terra, com os cheiros e hálitos que marcaram sua infância, se traduz com imensa simplicidade nos poemas do livro.
E a programação da noite continua no teatro, às 20h, com duo da companhia francesa Cia. “À FLEUR DE PEAU”, com a montagem Un Ange passe-passe ou Entre Les Lignes il y a un Monde. O mote traz questões sobre a comunicação. “Se consideramos o silêncio como a estaca zero da comunicação, é interessante nos questionarmos sobre a importância de uma comunicação além das palavras. Como se fazer entender neste mundo onde a comunicação é praticamente onipresente, mas se resume quase sempre num diálogo de surdos?”.
E para encerrar a passagem do Dança em Trânsito por Brasília, no dia 7/9, às 15h30, o Grupo Tápias, do Rio de Janeiro, apresenta o infantil Creme do Céu (foto, abaixo). No enredo, a queda acidental de uma estrela na Terra é o ponto de partida para o espetáculo. Criado originalmente em 2017, na França, pelo Grupo Tápias, a apresentação reúne dança, teatro e videoarte e ganha uma nova versão brasileira, em 2019. E às 16h30, no espaço aberto, o solo Bolero de 4, de João Neto (Salvador/BA). O espetáculo faz um diálogo entre os princípios da dança contemporânea e as técnicas esportivas de bicicleta BMX. Esta mistura estética desloca o esporte para o ambiente artístico e vice-versa.
__________________
Serviço:
Dança em Trânsito 2019
Local: Teatro e área externa do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB -Brasília)
Datas: 5, 6 e 7 de setembro de 2019
Ingressos para espetáculos no Teatro: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia e clientes BB com Ourocard).
Vendas na bilheteria do CCBB e também no site www.eventim.com.br
Os espetáculos na área externa têm acesso livre
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: 61 3108-7600
Classificação etária: LIVRE
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Site: bb.com.br/cultura
Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia : twitter.com/CCBB_DF : www.instagram.com/ccbbbrasilia
Confira mais informações no site: bb.com.br/cultura