Rio de Janeiro - Lançamento do novo livro do poeta e jornalista Luis Turiba, Desacontecimentos, será segunda-feira, dia 12/8, às 18h, na sede da editora 7 Letras – rua Visconde de Pirajá, 580. 3º andar, Ipanema, Rio de Janeiro. Em breve Turiba estará em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.
O livro tem 120 páginas, 90 poemas – pelo menos 10 deles visuais e coloridos –; apresentações do poeta-acadêmico e professor Antônio Carlos Secchin, que o classificou como “um livro-banquete”.
Também o poeta jornalista Paulo José Cunha, escreveu sobre o trabalho que “navega sem pudores vis nem compromissos senis com as patrulhas dos vanguardeiros de plantão”.
Outro poeta acadêmico, Antônio Cícero, faz um comentário sobre a importância do trabalho na quarta capa do livro. Poemas inéditos que vem sendo escritos desde 2017.
Os leitores de poesia encontrarão pelo menos cinco tipo de “desacontecimentos”: extraordinários, pulsantes, sentinelas, eróticos, e aqueles acontecidos, poemas-memórias quase jornalísticos.
“Meus poemas tratam dos sentimentos do mundo, dos micros aos macros. Eles mudam, transformam-se, mas continuam nos fazendo náufragos neste mar revolto que é a existência humana”, assim define seu trabalho o poeta Turiba, para quem “a poesia é um instrumento da beleza e da linguagem para enfrentar essas tempestades de complexidades que formam o concerto da vida. Só a Poesia nos salve e encoraja”.
Um poema:
DESACONTESSÊNCIAS
desaconteci
(mentavelmente)
tudo acontece para
desacontecer em si
anoitece para amanhecer
nascer viver crescer morrer
tecer escrituras em silêncios
semânticas em pura seda
descontruir óbvios
reconstruir amálgamas
experimentos ordinários
holografias d'almas
______________
Serviço:
Lançamento: Desacontecimentos, de Luis Turiba
Quando: 12 de agosto, segunda-feira, a partir das 18h.
Onde: Sede da Editora 7 Letras – Rua Visconde de Pirajá, 580, 3º andar, Ipanema, Rio de Janeiro.