O novo livro de José Carlos Peliano, A Casa Voadora, conta a história do ratinho Cacá, seu desejo e tentativas de voar, a princípio desastrosas, mas aos poucos encantadoras e contagiantes. Ele desafia os objetos da casa despertando neles a vontade de também voar, deixando de vez suas funções e lugares convencionais.
Contada em versos, a história cria uma dinâmica de rima e linguagem poética, ilustrada por colagens que brincam na página num jogo gráfico. Textos e imagens geram movimentos lúdicos alegres e divertidos para todas as idades. A viagem pela leitura nos convida a rever nossa relação com os objetos através de soluções imaginárias e imprevisíveis e assim repensar o espaço da nossa própria casa e até mesmo o nosso lugar no mundo. Surge daí uma provocação libertária que alimenta o desejo de reinventar a vida. A história é contada pelo pai, José Carlos Peliano, e ilustrada por sua filha, Adriana Peliano. Uma conjunção familiar que abriu um portal de fantasia, cores e criatividade no reino sem fim do mundo infanto-juvenil. Mundo esse que ainda habita os adultos.
Este é o primeiro livro do poeta e escritor, José Carlos Peliano, para o público infanto-juvenil. Seu outro romance Degrau por degrau foi para o público adulto. Tem quatro livros de poesia publicados, Passagem de Nível, A Faca no Ar, Dois Oceanos e Os Pireneus e os Outros Eus, e poemas reproduzidos em antologias; dois concursos ganhos (com Vadândora, este inédito, e Dois Oceanos), dois outros livros inéditos com menções honrosas (Águas Emendadas e Tetraedro), e um poema premiado, A Faca no Ar, além de outras obras não publicadas de poesia. Tem um blog de poesia, www.janeladepoemas.blogspot.com, e um espaço de poemas no Instagram, #poemativo.
Adriana Peliano, é artista, designer e ilustradora, suas colagens e assemblagens são portais para mundos mágicos e metamorfoses em múltiplas artes e linguagens. Desde criança viaja com Alice no País das Maravilhas até que em 2009 funda a Sociedade Lewis Carroll do Brasil, que se desdobrou numa série de atividades lúdicas, produções artísticas e eventos culturais. Recebeu dois prêmios Jabutis que moram em sua estante com o Gato que ri e o Chapeleiro Maluco.
Mônica Meyer, professora doutora em educação pela UFMG e escritora de obras infanto-juvenis, em seu prefácio: “Sem economizar nas ideias e palavras, os autores, pai e filha, soltam a imaginação em versos rimados. José Carlos percorre os lugares da casa do teto ao chão por onde circula, acompanhado de Cacá, e descreve poeticamente o aprendizado de voar dos moradores. Adriana segue o percurso e com a ilustração dá novos ares para a geladeira, cama, mesa, faqueiro e fogão. Acorda o mundo fantástico desses moradores de plantão”. Convida o leitor ao final a “entrar nesta casa divertida que voa sem tufão”.
____________________
Serviço:
Livro: A Casa Voadora
Lançamento: 24/8, sábado, das 10h às 13h
Local: Ernesto Café da 108 Norte, bloco A.
Para as crianças presentes haverá apresentação da contadora de histórias Adriana Bertolucci, graduada em Letras pela UnB.