"A vida é de quem se atreve a viver".


Com mediação de Antonio Lassance, Pablo Ortellado (foto) vai falar sobre “Internet e Tecnologia: informação e desinformação na era digital”.
O debate político no meio digital e as fake news

O sexto encontro da série Diálogos Contemporâneos será com Pablo Ortellado, doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Tema: “O debate político no meio digital e o artifício das fake news”. Dia 30/4, no Teatro dos Bancários de Brasília (324/315 Sul), às 19h. Entrada franca.

A mais recente eleição para presidente do Brasil talvez seja, ao lado da eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos, o exemplo mais emblemático do papel preponderante das mídias digitais no debate político contemporâneo. Marcados pela divulgação de notícias falsas e por postagens com agressões verbais, os dois eventos levantaram o questionamento: a internet é terra de ninguém? Ou, como vaticinou Umberto Eco, “a internet promoveu o bobo da aldeia a portador da verdade”?

Estes e outros aspectos do universo digital estarão em foco no próximo dia 30, no sexto debate da série Diálogos Contemporâneos, que está sendo realizada, sempre às terças-feiras, no Teatro dos Bancários de Brasília.

Com mediação de Antonio Lassance, doutor em Ciência Política pela UnB, Pablo Ortellado vai falar sobre “Internet e Tecnologia: informação e desinformação na era digital”. Ortellado fundou, em 2016, o Monitor do Debate Político no Meio Digital, uma ferramenta que acompanha a postagem e o compartilhamento de conteúdos em páginas diversas para ilustrar a forma como os grupos políticos interagem nas redes sociais. O recurso das fake news será um dos assuntos da conversa.

Uma análise crítica da internet e das tecnologias digitais diante de uma disponibilização de conteúdos jamais vista. Uma revolução que ampliou o espaço de manifestação individual, mas também as possibilidades de mercantilização da informação, fake news, manipulação, destruição de reputações e exposição criminosa de vidas privadas. O grande desafio da utilização desses instrumentos para a expansão do conhecimento e de práticas cidadãs.

Palestrante: PABLO ORTELLADO - Doutor em Filosofia e professor de Gestão de Políticas Públicas na USP. É coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto que analisa o consumo de notícias nas mídias sociais. É colunista do jornal Folha de São Paulo. Autor dos livros “Estamos Vencendo! Resistência Global no Brasil”, em parceria com André Ryoki, e “Vinte centavos: a luta contra o aumento”, em parceria com Elena Judensnaider e Luciana Lima.

Mediador: ANTONIO LASSANCE – Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos