"A vida é de quem se atreve a viver".


Mostra reúne trabalhos dos fotógrafos Gisa Müller (Chapada dos Veadeiros), Luca Bonacini (Roma), Philipi Bandeira (Brasília) e Tayana Cruz (Salvador).
Uma coletiva fotográfica em tons de resistência

Angélica Torres -

Nesta quinta-feira, 25/10, a partir de 18h30, será oferecido, a convidados e amantes de fotografias, o coquetel de abertura da mostra Quadrantes, em exposição na Galeria de Arte do Anexo IV da Câmara dos Deputados (o prédio amarelo, na via paralela à Esplanada dos Ministérios ).

A mostra reúne os fotógrafos Gisa Müller (Chapada dos Veadeiros), Luca Bonacini (Roma), Philipi Bandeira (Brasília) e Tayana Cruz (Salvador), com seus trabalhos importantes - ainda mais em se considerando o triste momento vivido no país e também no mundo. As fotos versam sobre quilombolas, indígenas, o povo de Sarajevo e a arquitetura do berço das civilizações. Gisa Müller e Luca Bonacini estarão presentes ao coquetel de abertura.

Com seu ensaio sobre a religiosidade dos Kalunga do Vão do Moleque (Cavalcante-GO), a carioca e ex-cidadã brasiliense, hoje vivendo em Alto Paraíso, Gisa Müller, homenageia nossos ancestrais afrobrasileiros e a resistência com que preservaram sua cultura original.

Gisa conta que lembrou de um verso de Khalil Gibran, quando decidiu fotografar personagens e cenas da festa de romaria da comunidade, que vive isolada do convívio com os brancos, por quase 300 anos: "Quero tocar o coração do homem por meio da beleza" ponderou a fotógrafa.

"Quero também fazer um protesto, na abertura da mostra, com o meu projeto em defesa desse povo lindo, que foi insultado por um certo candidato à presidência do país", disse ela, referindo-se a Bolsonaro, por conta de uma de suas frases inacreditáveis contra os negros brasileiros.

Gisa afirmou ainda desejar, com o seu projeto "Retratos da Fé Kalunga”, que o encontro de amigos, proporcionado pela coletiva, ajude a fortalecer o ânimo e a esperança de dias muito melhores para o Brasil.

Junto com a Mídia Ninja, a fotógrafa prepara ainda um levante pacífico de quilombolas e outras minorias, para uma performance, no dia seguinte, sexta-feira, partindo em procissão, às 15h, da rodoviária do Plano Piloto em direção ao prédio Anexo da Câmara dos Deputados, onde está a exposição.

Sarajevo, Gaviões e arquitetura histórica

Os convidados e visitantes da mostra vão conhecer também as fotografias que o romano Luca Bonacini apresenta em Pessoas e palavras de Sarajevo, abrangendo um panorama dessa população, 20 anos após o fim da guerra.

Gavião: Paideia Parkatejê, do documentarista Philip Bandeira, traz jogos e festas dos indígenas da aldeia Parkatejê, no Pará, feitas durante as gravações de um filme sobre o cacique Krokrenum.

Já a arquiteta Tayana Cruz, em Arquitetura: uma poesia da forma, exibe fotos de monumentos antigos das cidades europeias visitadas por ela há dois anos - várias, berço de civilizações no contexto arquitetônico mundial.

___________________

Serviço:

Quadrantes 3 - Gisa Müller, Luca Bonacini, Philipi Bandeira e Tayana Cruz. Abertura em 26/10, a partir de 18h30. Visitação até 7/11, de 2a a 6a, das 9h às 17h. Na Galeria de Arte do Anexo IV da Câmara dos Deputados, 10o andar. Entrada franca.

Veja o catálogo da exposição em:

http://www2.camara.leg.br/a-camara/visiteacamara/cultura-na-camara/historia-arte-e-cultura/exposicoes-2018/quadrantes-3

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos