"A vida é de quem se atreve a viver".


A série inaugural do Canal BebeLume traz 12 vídeos de temas como o nascer, o sim e o não, o medo e vários outros. A criação, roteiro e direção são da atriz Clarice Cardell, da Cia. La Casa Incierta. (Fotos: Juliana Caribé)
BebeLume inova com vídeos especiais para bebês

Angélica Torres –

Caro leitor, seus filhos ou netos e você têm agora à disposição o BebeLume, um canal recém-lançado na web, com vídeos para bebês de meses a crianças de cinco anos. Com duração de 2 a 3 minutos, os vídeos visam a estimular a sensibilidade emotiva, estética, a linguagem e o contato da bebezada e da criançada.

Clique no link do You Tube e ponha os seus para assistir e observe como ficam encantados e querendo mais.

A série inaugural do Canal, chamada “Inspira Fundo”, traz 12 vídeos de temas caros a esse novo público – como o nascer, o sim e o não, o medo e vários outros. Poéticos, interessantes e divertidos, fizeram sucesso quando exibidos no Espaço Cultural Renato Russo, em setembro. A criação, o roteiro e direção são da atriz, diretora e produtora teatral brasiliense Clarice Cardell (na foto, abaixo), da Cia. La Casa Incierta.

Teatro para bebês - Nascida na Espanha, essa Companhia também trouxe para o Brasil a experiência do teatro para bebês. Pelo pioneirismo do trabalho, Clarice Cardell, que é ativista de políticas culturais para a 1ª infância, recebeu o Prêmio Internacional Alas-BID, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento a projetos voltados para esse público no continente.

A novidade que significam os vídeos e os espetáculos da Casa Incierta acabou suscitando a pesquisa científica "Bebês nascem profetas?", de pesquisadores da Espanha, da Polônia e do Brasil. Eles querem saber o que acontece no cérebro das crianças quando elas reagem às emoções estéticas vendo os vídeos e as peças. O programa Fantástico dedicado ao dia da criança em outubro vai mostrar como os cientistas trabalham e o que têm descoberto com a pesquisa.

Ato político - Clarice Cardell enfatiza que, hoje, qualquer ato artístico vira um ato político. “Trabalhar com artes e cultura neste momento crítico do Brasil é ainda mais imprescindível. Trabalhamos com teatro pra bebês por um primeiro encontro com o olhar deles, os bebês. Mas muitas vezes, esse primeiro olhar é trabalhado num grupo de pais e de professores, que geralmente não têm acesso à cultura e passam a ter pela mão de um bebê. É quando vemos a brecha para a sensibilização”.

Segundo ela, um ato político não precisa falar diretamente de política, mas postular que o ser humano nasce poeta desde o primeiro momento e que deve ser um cidadão com senso crítico, e não manipulado. “Então, reivindicar cultura nos primeiros anos de vida se tornou missão para nós”, afirma.

No caso dos vídeos do BebeLume, Clarice conta com o talento de uma rapaziada de 30 e 40 anos (eles próprios também pais de bebês e crianças e todos também brasilienses), para o resultado do belo e inspirado trabalho endereçado às crianças de hoje e às do futuro.

São eles: Gabriel Guirá, ator, junto com ela, nos vídeos; Lula Marques, integrante da ex-banda Casa de Farinha, e Jota Dale, na trilha sonora; Leonardo Hernandez, ator e diretor do Espaço Cultural Renato Russo, na produção executiva; e o videasta Marcelo Barbosa, na fotografia e na edição.

Para cadastrar-se no BebeLume e para mais informações clique aqui

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos