"A vida é de quem se atreve a viver".


O Trevo Norte pede socorro
Manifestantes pedem: "Rollemberg, repense a Saída Norte”

Moradores do final da Asa Norte e diversas entidades estão mobilizados em relação à qualidade ambiental da obra do Trevo de Triagem Norte.

Os moradores estão com abaixo assinado online pedindo que o Governador Rodrigo Rollemberg repense a concepção da obra, que é caracterizada por viés rodoviarista e com impacto ambiental a nascentes localizadas na área.

Eles pedem apoio ao movimento por meio de assinatura de petição online:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Governador_do_Distrito_Federal_Repense_a_obra_do_Trevo_d

Por que isso é importante?

Demandamos:

1. Imediata suspensão temporária da obra do TTN, que foi licenciada com base em audiência pública não representativa e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) frágil e incompleto, e que pode influenciar negativamente a qualidade de vida em Brasília.

2. Revisão do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e do Projeto do TTN para evitar danos às nascentes, incluir adequadamente calçadas e ciclovias, evitar supressões na área verde da Ponta Norte, melhor incluir o transporte público, propor a criação de um Parque para compor o corredor ecológico na Ponta Norte, evitar aumento dos congestionamentos na cidade e apontar para uma solução de transporte coletivo de qualidade para os moradores na área norte do DF.

3. Audiências públicas representativas, com ampla participação das comunidades vizinhas à obra e da sociedade civil organizada do DF, visando aperfeiçoar e validar essas propostas.

4. Formalização na licença ambiental de medidas mitigadoras e compensatórias recomendadas por essas audiências. 5. Imediata implementação das medidas de mitigação e compensatórias que não precisem aguardar o final da obra para serem executadas, evitando que fiquem só na promessa.

Brasília ainda tem chance de continuar a ser a inspiradora capital modernista e modelo de resiliência urbana.

Brasília ainda tem a chance de reverter a contínua destruição de nascentes e o massacre desnecessário do cerrado, e salvar a área verde da Ponta Norte: suas árvores, seus olhos d'água, seus animais, especialmente suas aves, como araras azuis e tucanos, já ameaçados pela expansão da cidade.

Brasília ainda tem a chance de implementar um modelo de transporte sustentável, baseado no transporte público eficiente e de qualidade, em vez de aprovar um obsoleto pacote de obras viárias ineficazes e caras, que continua a favorecer o uso do automóvel, destruindo tudo no caminho sem nunca resolver o problema dos congestionamentos.

Infelizmente, o modelo ultrapassado prevalece na construção do Trevo de Triagem Norte, um complexo de viadutos e novas vias que deve duplicar a capacidade de carros da Ponte do Braghetto.

A obra foi licenciada com base em um Relatório de Impacto Ambiental fraco e em uma audiência pública não representativa (dos 39 participantes, apenas 5 não eram do governo ou das construtoras).

Ainda, a obra vem sendo imposta pelo Governo do Distrito Federal como a única solução para o sofrimento de milhares de pessoas nos congestionamentos na Saída Norte.

Para resolver os problemas de congestionamento em Brasília, em vez mais vias de asfalto e viadutos para mais carros, mais acidentes, mais engarrafamentos, mais poluição, mais prejuízo para a saúde, para o orçamento familiar, e para a população que já é penalizada por um modelo injusto e ineficaz de transporte público.

Precisamos de medidas diferentes, tais como uma ênfase real em transporte público, confortável, com linhas e tarifa integradas, com novas linhas de metrô, e inovação tecnológica, incluindo a crescente transição para ônibus e micro-ônibus elétricos, com energia limpa, e uma rede cicloviária efetiva e integrada ao transporte coletivo público.

Ainda há tempo para o GDF deixar legado justo, inovador e democrático para o futuro da vida na cidade!

Vamos juntos fazer a mudança!

Assine o pedido para Brasília irradiar a tão desejada revolução no transporte público e na mobilidade urbana que todos esperam do GDF!

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos