"A vida é de quem se atreve a viver".


Juarez Guimarães: "O golpe parlamentar só foi possível com o apoio das áreas juridicas e da grande mídia comercial".
O golpe no Brasil e a Constituição violada

Romário Schettino -

“O que estamos vivendo no Brasil atualmente é a destruição da soberania nacional, dos direitos sociais e da esperança. O golpe parlamentar contra a presidenta Dilma Rousseff só foi possível com a violação da Constituição, com o apoio da área jurídica e da grande imprensa”.

É assim que o cientista político Juarez Guimarães, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), resume o que ele chama de contrarrevolução neoliberal em curso no país.

Juarez, que esteve em Brasília, sexta-feira (11/8) a convite da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da CNBB, afirmou que a contrarrevolução neoliberal começou com a reprogramação do PSDB, gestada no Instituto FHC em agosto de 2011, no embalo das três e sucessivas derrotas (2002, 2006 e 2010) para o PT.

Em 2014, na preparação do programa do candidato Aécio Neves foi incluída a criação de uma frente classista empresarial com o objetivo de transformar o Brasil num estado neoliberal. A grande imprensa brasileira não só fez parte desse projeto como ajudou a construí-lo com sua cobertura jornalística e seus comentaristas “especializados” e de plantão.

Com a derrota não admitida por Aécio Neves, foi colocado em marcha o golpe parlamentar, que investiu pesado na desorganização da base de apoio do governo petista e, por fim, na violação da Constituição de 1988, que sempre foi criticada pelo PSDB justamente no que ela tem de proteção social.

O PSDB, que pretendia retomar o poder, dessa vez com Aécio Neves, tinha como objetivo a disponibilização dos trilhões de dólares dos ativos públicos (petróleo, indústria naval, mineração, terras abundantes etc) para as multinacionais estrangeiras. Pois é justamente isso que PSDB e PMDB estão fazendo juntos neste momento, aplicando um projeto rejeitado nas urnas e desorganizando as forças produtivas estatais e nacionais para entrega-las na bacia das almas ao capital internacional.

O professor Juarez lembrou que Aécio quase levou o apoio do PMDB em 2014. Ele disse que Michel Temer só foi escolhido como vice de Dilma Rousseff porque fez acordo com o deputado Eduardo Cunha para torna-lo presidente da Câmara. Eleita, Dilma tornou-se refém dos futuros golpistas.

Uma possibilidade, na tentativa de impedir o desmonte completo das políticas sociais de Lula e Dilma, é o candidato da esquerda, ou centro-esquerda, à Presidência da República defender o plebiscito revogatório e mobilizar a população para enfrentar o novo Congresso que será eleito em 2018. 

A candidatura Lula está nas mãos da mesma área jurídica golpista. Se não couber a ele a missão de revogar o desmonte peessedebista/peemedebista, será alguém indicado e apoiado por ele.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos