"A vida é de quem se atreve a viver".


Militância propõe mudanças no PT
Muda PT, de cabo a rabo

Romário Schettino -

Encontro nacional de militantes que querem mudar o PT nos dias 2 e 3 de dezembro, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. Dia 21 de novembro, na CLDF, será a vez dos brasilienses se encontrarem.

O golpe neoliberal avança em todos os setores da vida brasileira. Além de acabar com as políticas sociais dos governos petistas, os golpistas querem reduzir o Partido dos Trabalhadores, e os partidos de esquerda por tabela, a algo que beire o insignificante no cenário nacional.

A criminalização dos movimentos sociais também faz parte do golpe. Não é por acaso que os estudantes secundaristas estão sendo tratados como marginais e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra como bandidos e criminosos.

O avanço eleitoral da direita e da centro-direita é prova de que o estado de bem-estar social preconizado por Lula e Dilma pode desaparecer antes mesmo de se instalar. A novidade é o retrocesso.

Com a ajuda inestimável da grande imprensa comercial e do Poder Judiciário partidarizado advoga-se a destruição do PT e de seus assemelhados. Talvez não esteja no horizonte dos conservadores a cassação da sigla nem a prisão de Lula, bastará o seu sangramento lento e gradual até 2018.

Mas nem tudo será tão simples. Há uma reação a essa beligerância em curso que poderá reanimar o PT e estimular a união das esquerdas. Trata-se da convocação de um encontro nacional de militantes que querem mudar o partido, a ser realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Lideranças das mais diversas tendências – Mensagem ao Partido, Articulação de Esquerda, Avante S21, Esquerda Popular Socialista, Militância Socialista –, sindicalistas, vários deputados da atual bancada juntam-se a grupos regionais e independentes para promover uma profunda reflexão sobre os destinos do PT.

Esse encontro em Brasília é preparatório para a reunião do Diretório Nacional do partido, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de dezembro, em São Paulo, para discutir a convocação e a pauta do VI Congresso Nacional do PT, que deve ocorrer em 2017.

Uma reunião dos petistas de Brasília que apoiam o Muda PT está agendada para o dia 21 de novembro, na Câmara Legislativa do DF.

Mas, o que querem os defensores do Muda PT? Primeiro, a convocação do VI Congresso; segundo, mudança em todas as direções partidárias – nacional, estaduais e municipais e, por fim, enfrentar o debate sobre o combate à corrupção.

No lugar do Processo de Eleições Diretas (PED), vários militantes defendem um Congresso que tenha plenos poderes para ouvir a base do partido, mudar seus rumos e sua direção. Esses, precisarão convencer o grupo majoritário Construindo um Novo Brasil (CNB), que pensa diferente.

Quanto ao debate sobre o combate à corrupção, há quem ache que a única maneira de retirar do imaginário popular a ideia de que o PT é o “o partido mais corrupto da história” é dar transparência total às finanças, publicando mensalmente as receitas e as despesas. Além disso, expulsar quem tiver que expulsar depois de criteriosa avaliação política.

Há quem diga que só um Muda PT pra valer, de cabo a rabo, pode salvar a sigla para as próximas eleições ou para as próximas décadas.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos