"A vida é de quem se atreve a viver".


Ato em defesa da Floresta Nacional de Brazlândia

Nesta quarta-feira, 7/7, às 10h, ato público em defesa da Floresta Nacional (Flona) Sustentável, em frente à Administração de Brazlândia, Distrito Federal.

A Flona é uma Unidade de Conservação com árvores de espécies nativas ou exóticas e de proteção especial do Estado destinada à sociedade. As Flonas são de posse e domínio público e foram criadas por lei para as comunidades locais. A Região Administrativa de Brazlândia possui duas Flonas, das quatro existentes no Distrito Federal.

Por lei, deve haver um Plano de Manejo para o uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais bem como pesquisas científicas na área.

Infelizmente, foi descoberto através das denúncias no Fantástico, da TV Globo, que as madeiras retiradas das Flonas de Brazlândia estão sendo desviadas. E pior, essas Flonas, que são geridas pelo ICMBio e por um chefe designado, estão tendo desvio de madeiras por meio de articulação com o administrador de Brazlândia. O chefe da Flona foi exonerado, mas não é o bastante. As denúncias são graves.

São 9,3 mil hectares com a derrubada ilegal de muita madeira em área ambiental. O Meio Ambiente não pode ser militarizado em prol da corrupção. Como está sendo gerido o Plano de Manejo da Flonas de Brazlândia para as comunidades? Onde estão as pesquisas científicas da área? Por que a Administração de Brazlândia está dando aval para a prática de desvio de madeira da Flona, sendo que estas deveriam pertencer à comunidade local?

“Pelo afastamento do Administrador enquanto durarem as investigações”, defendem os organizadores do ato.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos