"A vida é de quem se atreve a viver".


Gleisi é cobrada por apoio dado pelo Diretório Nacional a prefeito ligado a Eduardo Bolsonaro
Seis ex-presidentes do PT pedem retirada de apoio a prefeito bolsonarista de Belford Roxo

Romário Schettino –

Seis ex-presidentes do PT – Olívio Dutra, José Dirceu, José Genoíno, Tarso Genro, Ricardo Berzoini e Rui Falcão – escreveram, no dia 10/8, uma carta à presidenta do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) solicitando que o Diretório Nacional reveja a decisão de apoiar a reeleição do prefeito de Belford Roxo (RJ), conhecido bolsonarista da região.

Os signatários da carta se dizem “preocupados com a grave situação” do país e apontam como motivo dessa preocupação a “notória” cumplicidade de Waguinho com o bolsonarismo.

Além disso, a carta registra que as resoluções do “VII Congresso e da direção partidária são inequívocas: nenhuma aliança pode ser estabelecida com o neofascismo, com os partidos e candidatos que o representam em qualquer espaço do território nacional.”

Por fim, os autores do pedido afirmam que “o PT deve ser exemplo de coerência e firmeza, por todo o país, refutando qualquer concessão na batalha que trava nosso povo contra o autoritarismo”.

O Diretório Nacional do PT, em sua reunião do dia 7/8, homologou a decisão do Diretório Municipal do partido em Belford Roxo (RJ), que aprovou apoio ao prefeito Wagner Carneiro, conhecido como Waguinho, bolsonarista do MDB e candidato à reeleição.

A proposta que referendou a decisão dos petistas de Belford Roxo recebeu 29 votos a favor, 25 contra e 11 abstenções. Essa decisão, com diferença apertada, provocou uma onda de indignação nas bases do partido, que não aceitam o argumento de que o apoio poderia significar possibilidade de eleição de mais vereadores petistas. A proximidade de Waguinho com o deputado federal Eduardo Bolsonaro levanta suspeita de que ele teria ligações com grupos milicianos da Baixada Fluminense.

Em entrevista ao jornal Página 13, Valter Pomar, membro do Diretório Nacional do PT, disse que votaram contra a decisão de apoio à reeleição do prefeito foram, além dele mesmo: Cícero, Sokol, Gabriel, Misa, Joaquim, Maria do Rosário, Rosane Silva, Tiago Soares, Moara, Vilson, Tássia, Natália, Mariana Janeiro, Sheila, Lucinha, Jandyra, Humberto Costa, Michele, Júlio Quadros, Cida de Jesus, Ricardo Ferro, Misiara, Raul Pont, e Patrick Araújo.

As 11 abstenções foram de Luiz Henrique, Paulo Teixeira, Lais Almeida, Zeca Dirceu, Tita Ferreira, Penildon, Zé Roberto, Eric Moura, Juliana Cardoso, Moema e Rosa Rodrigues.

Votaram a favor do apoio ao prefeito bolsonarista: Sônia Braga, Gleide, Quaquá, Janaína, Cantalice, Sibá, Zé Ricardo, Dulci, Rosaneide, Sorriso, Márcio Macedo, Quarenta, Enio Verri, Casula, Martvs, Kátia, Zé Guimarães, Paula, Miguel, Mônica,  Mariana Rodrigues, Camila Moreno, Tereza Leitão, Ideli,  Sérgio Silva,  Paulo Cayres,  Alyne e Regina.

O Coletivo Resistência-Ação, do PT do Distrito Federal, também escreveu à presidenta Gleisi Hoffmann solicitando a “retificação e a anulação” da decisão que homologou a aliança com o prefeito bolsonarista de Belford Roxo (RJ).

“Não podemos nos omitir diante da repercussão negativa, não só política mas simbólica de tal decisão”, dizem os petistas na carta, acreditando que o “PT sairá mais forte, com mais credibilidade e a militância, em especial, a do município e do Estado do Rio de Janeiro, com mais força e garra para o embate” nas eleições municiais deste ano.

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos