“Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar

e a voltar sempre inteira.”

Cecília Meireles


No Dia de Clarice será exibido o curta "Brasiliários", de Zuleica Porto e Sérgio Bazi.
Livraria Sebinho comemora o Dia de Clarice

No próximo dia 8/12 (sexta-feira), às 19h30, na Livraria Sebinho (CLN 406, Bloco C). Entrada franca.

Dia 10 de dezembro marca os 97 anos de Clarice Lispector (10/12/1920 - 09/12/1977). A véspera marca os 40 anos de sua morte. Desde a sua estreia, em 1943, com o romance “Perto do Coração Selvagem”, a escritora tornou-se uma das maiores vozes da literatura nacional.

“A escrita de Clarice fisga o leitor, seja pela teor poético, seja pelas discussões filosóficas, e ganha, frequentemente, traduções cênicas, fílmicas e televisivas”, diz André Gomes, professor da UnB, autor do livro “Clarice em Cena: as relações entre Clarice Lispector e o Teatro”.

Gomes fará uma palestra na próxima sexta-feira, dia 8, na Livraria Sebinho, sobre as potencialidades sinestésicas e imagéticas da obra clariceana. Na sequência, leituras dramáticas de trechos da obra, em vídeo, pela professora Michelle Alvarenga, da Universidade Católica, e de alunas do professor André Gomes na UnB.

Também será projetado o curta “Brasíliários”, de 1986, baseado na crônica de Clarice “Nos primeiros começos de Brasília”, de junho de 1970. Estarão presentes, para um bate-papo, a diretora Zuleica Porto e o diretor Sérgio Bazi.

Programação:

A partir das 19h30, no auditório da livraria:

- Apresentação do jornalista Antônio Carlos Queiroz

- Projeção do curta “Brasiliários”, baseado na crônica “Nos primeiros começos de Brasília” (junho de 1970), seguida de um bate-papo com os diretores do filme.

- Palestra do professor André Gomes, da UnB, sobre as traduções cênicas, fílmicas e televisivas dos textos da escritora. Gomes é autor do livro “Clarice em Cena: as relações entre Clarice Lispector e o Teatro”.

- De 9 a 10 Clarices - Leitura dramática de textos de Clarice pela professora Michelle Alvarenga, da Universidade Católica, e alunas do professor André Gomes

Serviço:
Dia de Clarice Lispector
Dia 8, às 19h30
Livraria Sebinho, CLN 406, Bloco C
Entrada Franca

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Destaques

Mais Artigos

José Carlos Peliano - uma data qualquer é o Natalqualquer semana, mês ou diao ano também é opcionalna tal família, seita, confrariafaz sentido mas é...
(132)