"A distância social mais espantosa no Brasil é a que separa e opõe os pobres dos ricos.
A ela se soma, porém, a discriminação que pesa sobre negros, mulatos e índios, sobretudo os primeiros".

Darcy Ribeiro


Sai a quarta edição do Guia Musical de Brasília
Sai a quarta edição do Guia Musical de Brasília

Será lançada amanhã (9/11), com festa no Ki-Filé (405 Norte), a partir das 19h, a quarta edição do Guia Musical de Brasília.

O Guia, publicação semestral, dirigida pelo saxofonista Joaquim Barroncas e editada pelo jornalista Antônio Carlos Queiroz, indica os lugares onde se faz música no Distrito Federal: bares e restaurantes, espaços culturais, rodas de choro, rodas de samba, batalhas de hip hop.

Informa também os endereços de escolas, professores, projetos sociais, lojas e livrarias, emissoras de rádio, oficinas de instrumentos etc.

A matéria de capa desta edição é o lançamento do Manual do Choro pela Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello. Fruto de 18 anos de prática em sala de aula, o Manual, dizem seus autores – Henrique Neto, violão7, e Dudu Maia, bandolim – “tem o objetivo de sistematizar o ensino do choro sem lhe roubar a espontaneidade”.

Outras matérias do guia:

- O jovem pianista Arturo Sampaio explica as incríveis semelhanças que descobriu entre o chorinho e a música do último período do barroco, o rococó-galante, cujo maior expoente foi o compositor italiano Domenico Scarlatti, que  viveu 25 anos na Espanha.

- O pianista e pesquisador Alexandre Dias, um dos maiores especialistas em Ernesto Nazareth, fala do Instituto Piano Brasileiro, que dirige, e do jeito brasileiro de tocar piano.  

- Resenha de “Comunicação e Música”, o livro do professor, compositor e cantor Clodo Ferreira, uma síntese das aulas que proferiu na UnB sobre o casamento e o divórcio da mídia com a  música.  

- As entrevistas com o gaitista Rafael Alabarce; com professor Bohumil Med, dono da maior livraria musical da América Latina; e com o produtor e radialista Ruy Godinho, que está lançando o quarto volume da série “Então, foi assim?”, sobre os bastidores da criação musical brasileira.

- Publicada originalmente em www.brasiliarios.com, a resenha do documentário Cuba Jazz, que tem em sua direção o candango Mauro di Deus.

Grandes músicos de Brasília se apresentarão no lançamento festivo da quarta edição do Guia Musical.

Boralá!

Serviço:
Lançamento do Guia Musical de Brasília
Dia 9/11, quinta-feira, às 19h
Restaurante Ki-Filé – 405 Norte – Bloco A

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Destaques

Mais Artigos