2º Concerto Inclusivo dia 01 de abril (neste sábado), 11h, no Cine Brasília (105/106 Sul). Regência do maestro Claudio Cohen.
Criança não para quieta. Faz barulho, brinca, se mexe o tempo todo e faz birra. Talvez por isto, muitos pais ainda não levam seus filhos pequenos para assistir a um concerto sinfônico.
Este projeto especial pretende acabar com toda essa formalidade e dar liberdade aos espectadores de todas as idades. O concerto deste sábado é voltado às crianças autistas e seus familiares, mas aberto a todos os interessados.
A iniciativa é do maestro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Claudio Cohen, Cláudio Cohen, e da psicóloga e fonoaudióloga infantil, Michelle Procópio, e tem como principal objetivo diminuir o distanciamento entre os eventos culturais e os indivíduos portadores de necessidades especiais.
A atividade antecede o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril e alerta para a importância da inclusão social de pessoas com esta característica.
Por isto, o concerto que usa a música como instrumento de socialização e valorização da diversidade proporciona um ambiente confortável onde se promoverá o respeito e aceitação das diferenças individuais para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.
Todos os detalhes serão adaptados para autistas. A iluminação será maior, e a intensidade sonora será ajustada para reduzir o desconforto de pessoas com distúrbios sensoriais.
Durante a apresentação, os indivíduos terão liberdade para explorar o local, podendo conversar, levantar, andar e até correr pelo espaço. Haverá profissionais capacitados para oferecer suporte se necessário, bem como terapeutas para auxiliar tanto os autistas quanto seus acompanhantes.
O repertório regido pelo maestro Claudio Cohen será diversificado, abrangendo peças clássicas como, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, até trilhas famosas do cinema, como Star Wars, Super-Homem, Batman entre outras.
Será a segunda edição do concerto, que aconteceu pela primeira vez no ano passado e provocou reações positivas dos pais.
No Brasil, há pelo menos dois milhões de pessoas com autismo - são mais de 70 milhões no mundo inteiro, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Serviço:
2º Concerto Inclusivo
Data: 01 de abril
Horário: 11h
Local: Cine Brasília